Melhor jogadora do mundo: confira a ganhadora a cada ano

Os destaques entre as mulheres do futebol!

A disputa de melhor jogadora do mundo começou há pouco tempo, mas, possui alguns destaques, como é o caso de Marta, que é recordista de prêmios na história do esporte. Portanto, quem ainda pensa que futebol é coisa de homem está muito enganado, pois as mulheres também protagonizam grandes feitos para o esporte, que vem crescendo e conquistando mais e mais público.

E, além da brasileira, várias outras jogadoras fizeram e vem fazendo história no futebol, destacando-se principalmente as norte-americanas e alemãs.

Abaixo temos todas as jogadoras que já tiveram a honra de serem eleitas as melhores em seu esporte.

Melhor jogadora do mundo

Confira o nome, a nacionalidade e os clubes das melhores jogadoras do mundo nos últimos anos.

Melhor jogadora do mundo de 2001 a 2018

Melhor jogadora do mundo de 2001 a 2018
(Globo Esporte/Reprodução)

Diferentemente do futebol masculino, onde o melhor jogador do mundo é premiado desde 91 pela FIFA, as premiações femininas são recentes, pois a Bola de Ouro – Ballon d’Or – da France Football, que é entregue ao melhor jogador europeu desde 1956, sempre foi exclusiva para homens, e o prêmio da FIFA para as mulheres só foi criado em 2001.

Já em 2010 a Fifa e a France Football se uniram para criar um único prêmio, nascendo assim a FIFA Ballon d’Or. Ele foi entregue até 2015, e depois as duas entidades se separaram novamente. A primeira Bola de Ouro feminina da France Football será entregue em 2018.

Mia Hamm (2001)

País: Estados Unidos
Clube: Washington Freedom

Considerada uma das melhores jogadoras femininas de todos os tempos, a norte-americana Mia Hamm foi a grande vencedora do primeiro prêmio entregue às mulheres pela FIFA.

Mia Hamm (2002)

País: Estados Unidos
Clube: Washington Freedom

Em 2002, aos 30 anos, ela se sagrou campeã novamente e ganhou seu segundo prêmio dois anos antes de ‘pendurar as chuteiras’ e se aposentar de vez.

Birgit Prinz (2003)

País: Alemanha
Clube: FFC Frankfurt

A futebolista alemã Birgit Prinz, que foi vice em 2002, se sagrou a grande campeã em 2003 após realizar grande campanha na Copa do Mundo de Futebol Feminino do ano.

Birgit Prinz (2004)

País: Alemanha
Clube: FFC Frankfurt

Em 2004, ela voltou a receber o prêmio após fazer uma grande temporada individual pelo FFC Frankfurt.

Birgit Prinz (2005)

País: Alemanha
Clube: FFC Frankfurt

Em 2005, Birgit ganhou o prêmio pela terceira vez consecutiva, se tornando a maior vencedora até então.

Marta (2006)

País: Brasil
Clube: Umeå IK

2006 foi o ano em que Marta, depois de ficar em segundo lugar em 2005, subiu ao pódio pela primeira vez de muitas que viriam.

Foi a grande ascensão da que é considerada a melhor jogadora de futebol feminino de todos os tempos.

Marta (2007)

País: Brasil
Clube: Umeå IK

Em 2007, sem novidades, a jogadora brasileira voltou a ser eleita a melhor jogadora do mundo.

Marta (2008)

País: Brasil
Clube: Umeå IK

Em 2008, novamente sem novidades, Marta foi eleita pela terceira vez seguida a melhor jogadora do mundo, empatando com Birgit Prinz.

Marta (2009)

País: Brasil
Clube: Santos

Em 2009, ela se tornou a recordista no número de prêmios e também em vezes consecutivas.

Marta (2010)

País: Brasil
Clube: FC Gold Pride e Santos

Em 2010, Marta voltou a bater o próprio recorde, e também o de todos os tempos, se tornando a primeira e única jogadores da história (juntando futebol feminino e masculino) a vencer o prêmio cinco vezes seguidas – recorde que dura até hoje.

Além disso, nesse ano ela foi a primeira vencedora do prêmio FIFA Ballon d’Or – junção entre o prêmio da FIFA e a Bola de Ouro da revista a France Football – que era exclusiva para homens.

Homare Sawa (2011)

País: Japão
Clube: INAC Leonessa

Em 2011, quebrando a grande hegemonia de Marta, a jogadora japonesa Homare Sawa foi a grande vencedora após jogar muito na Copa do Mundo de Futebol Feminino e ver sua seleção ser campeã.

Abby Wambach (2012)

País: Estados Unidos
Clube: Estados Unidos

Em 2012, foi a vez da norte-americana Abby Wambach ganhar a Bola de Ouro da FIFA após anos de “seca” de uma jogadora de seu país.

Nadine Angerer (2013)

País: Alemanha
Clube: Brisbane Roar FC

Em 2013, quebrando a hegemonia de jogadoras de linha, a goleira alemã Nadine Angerer foi a grande campeã, se tornando a primeira jogadora de sua posição a ser eleita melhor do mundo no futebol feminino.

Nadine Kessler (2014)

País: Alemanha
Clube: Wolfsburg

Em 2014, foi a vez de outra jogadora alemã levar o prêmio para casa, dessa vez Nadine Kessler, que fez grande temporada pelo Wolfsburg e conseguiu derrotar Marta – que ficou em segundo lugar.

Carli Lloyd (2015)

País: Estados Unidos
Clube: Houston Dash

Campeã, artilheira (com 6 gols junto da alemã Célia Šašić) e melhor jogadora da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2015, Carli Lloyd é mais uma das jogadoras norte-americanas a levar o prêmio para casa.

Carli Lloyd (2016)

País: Estados Unidos
Clube: Houston Dash

Em 2016, Carli Lloyd voltou a ser eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA, ficando a frente da brasileira Marta e da alemã Melanie Behringer.

Lieke Martens (2017)

País: Holanda
Clube: FC Rosengård e Barcelona

Após realizar grande Eurocopa e ser crucial para que sua seleção ganhasse seu título mais importante até hoje, Lieke Martens, na época com 24 anos, foi eleita a melhor jogadora do mundo.

Marta (2018)

País: Brasil
Clube: Orlando Pride

Depois de 2010, após ficar na maioria dos anos entre as três melhores jogadoras do mundo, mas sem ser a grande campeã, Marta finalmente voltou a subir no pódio.

Ela quebrou mais um recorde, se tornando a primeira e única jogadora (incluindo futebol feminino e masculino) a ser eleita a melhor jogadora do mundo por seis vezes, ultrapassando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, ambos com cinco prêmios cada.

As quatro maiores vencedoras

Entre 2001 a 2018, nove jogadores tiveram a honra de serem eleitas as melhores do mundo algum ano, dentre elas, quatro conquistaram mais de um prêmio, enquanto as outras 5 conquistaram um.

Veja as maiores premiadas:

Jogadora Prêmios
Marta 6
Birgit Prinz 3
Mia Hamm 2
Carli Lloyd 2

*A lista será mantida atualizada!

Qual dessas jogadoras é a sua preferida?

Últimas do site

19 excelentes filmes da Disney para assistir ou rever várias vezes

Quando se fala em boas produções cinematográficas, os filmes da Disney vêm à mente de muita gente, pois a companhia se tornou referência por...

Saiba quais são todos os países que falam português

Você sabia que além de Brasil e Portugal ainda existem outros países que falam português? Pois bem, o idioma é considerado oficial em outros...

49 sabores de pizza para inovar na preparação da receita italiana

A sexta-feira é o dia da semana oficial para escolher um dentre os vários sabores de pizza existentes. Mas esta não é uma tarefa...

Os maiores campeões da Libertadores e curiosidades sobre o torneio

A nível mundial, todos os jogadores profissionais sonham em ser campeões da Copa do Mundo, que é a cereja do bolo para todo futebolista;...

29 recheios de pastel de vários sabores para todos os gostos

Quase todo brasileiro aprecia um bom pastel, principalmente os de feira, pois além de muito crocantes, eles são bonitos e bem recheados. Mas se...