Melhor jogadora do mundo: confira a ganhadora a cada ano

Os destaques entre as mulheres do futebol!

- PUBLICIDADE -

A disputa de melhor jogadora do mundo começou há pouco tempo, mas, possui alguns destaques, como é o caso de Marta, que é recordista de prêmios na história do esporte. Portanto, quem ainda pensa que futebol é coisa de homem está muito enganado, pois as mulheres também protagonizam grandes feitos para o esporte, que vem crescendo e conquistando mais e mais público.

E, além da brasileira, várias outras jogadoras fizeram e vem fazendo história no futebol, destacando-se principalmente as norte-americanas e alemãs.

Abaixo temos todas as jogadoras que já tiveram a honra de serem eleitas as melhores em seu esporte.

Melhor jogadora do mundo

Confira o nome, a nacionalidade e os clubes das melhores jogadoras do mundo nos últimos anos.

Melhor jogadora do mundo de 2001 a 2018

Melhor jogadora do mundo de 2001 a 2018
(Globo Esporte/Reprodução)

- PUBLICIDADE -

Diferentemente do futebol masculino, onde o melhor jogador do mundo é premiado desde 91 pela FIFA, as premiações femininas são recentes, pois a Bola de Ouro – Ballon d’Or – da France Football, que é entregue ao melhor jogador europeu desde 1956, sempre foi exclusiva para homens, e o prêmio da FIFA para as mulheres só foi criado em 2001.

Já em 2010 a Fifa e a France Football se uniram para criar um único prêmio, nascendo assim a FIFA Ballon d’Or. Ele foi entregue até 2015, e depois as duas entidades se separaram novamente. A primeira Bola de Ouro feminina da France Football será entregue em 2018.

Mia Hamm (2001)

País: Estados Unidos
Clube: Washington Freedom

Considerada uma das melhores jogadoras femininas de todos os tempos, a norte-americana Mia Hamm foi a grande vencedora do primeiro prêmio entregue às mulheres pela FIFA.

Mia Hamm (2002)

País: Estados Unidos
Clube: Washington Freedom

Em 2002, aos 30 anos, ela se sagrou campeã novamente e ganhou seu segundo prêmio dois anos antes de ‘pendurar as chuteiras’ e se aposentar de vez.

Birgit Prinz (2003)

País: Alemanha
Clube: FFC Frankfurt

A futebolista alemã Birgit Prinz, que foi vice em 2002, se sagrou a grande campeã em 2003 após realizar grande campanha na Copa do Mundo de Futebol Feminino do ano.

Birgit Prinz (2004)

País: Alemanha
Clube: FFC Frankfurt

Em 2004, ela voltou a receber o prêmio após fazer uma grande temporada individual pelo FFC Frankfurt.

Birgit Prinz (2005)

País: Alemanha
Clube: FFC Frankfurt

Em 2005, Birgit ganhou o prêmio pela terceira vez consecutiva, se tornando a maior vencedora até então.

Marta (2006)

País: Brasil
Clube: Umeå IK

2006 foi o ano em que Marta, depois de ficar em segundo lugar em 2005, subiu ao pódio pela primeira vez de muitas que viriam.

Foi a grande ascensão da que é considerada a melhor jogadora de futebol feminino de todos os tempos.

Marta (2007)

País: Brasil
Clube: Umeå IK

Em 2007, sem novidades, a jogadora brasileira voltou a ser eleita a melhor jogadora do mundo.

Marta (2008)

País: Brasil
Clube: Umeå IK

Em 2008, novamente sem novidades, Marta foi eleita pela terceira vez seguida a melhor jogadora do mundo, empatando com Birgit Prinz.

Marta (2009)

País: Brasil
Clube: Santos

Em 2009, ela se tornou a recordista no número de prêmios e também em vezes consecutivas.

Marta (2010)

País: Brasil
Clube: FC Gold Pride e Santos

Em 2010, Marta voltou a bater o próprio recorde, e também o de todos os tempos, se tornando a primeira e única jogadores da história (juntando futebol feminino e masculino) a vencer o prêmio cinco vezes seguidas – recorde que dura até hoje.

Além disso, nesse ano ela foi a primeira vencedora do prêmio FIFA Ballon d’Or – junção entre o prêmio da FIFA e a Bola de Ouro da revista a France Football – que era exclusiva para homens.

Homare Sawa (2011)

País: Japão
Clube: INAC Leonessa

Em 2011, quebrando a grande hegemonia de Marta, a jogadora japonesa Homare Sawa foi a grande vencedora após jogar muito na Copa do Mundo de Futebol Feminino e ver sua seleção ser campeã.

Abby Wambach (2012)

País: Estados Unidos
Clube: Estados Unidos

Em 2012, foi a vez da norte-americana Abby Wambach ganhar a Bola de Ouro da FIFA após anos de “seca” de uma jogadora de seu país.

Nadine Angerer (2013)

País: Alemanha
Clube: Brisbane Roar FC

Em 2013, quebrando a hegemonia de jogadoras de linha, a goleira alemã Nadine Angerer foi a grande campeã, se tornando a primeira jogadora de sua posição a ser eleita melhor do mundo no futebol feminino.

Nadine Kessler (2014)

País: Alemanha
Clube: Wolfsburg

Em 2014, foi a vez de outra jogadora alemã levar o prêmio para casa, dessa vez Nadine Kessler, que fez grande temporada pelo Wolfsburg e conseguiu derrotar Marta – que ficou em segundo lugar.

Carli Lloyd (2015)

País: Estados Unidos
Clube: Houston Dash

Campeã, artilheira (com 6 gols junto da alemã Célia Šašić) e melhor jogadora da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2015, Carli Lloyd é mais uma das jogadoras norte-americanas a levar o prêmio para casa.

Carli Lloyd (2016)

País: Estados Unidos
Clube: Houston Dash

Em 2016, Carli Lloyd voltou a ser eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA, ficando a frente da brasileira Marta e da alemã Melanie Behringer.

Lieke Martens (2017)

País: Holanda
Clube: FC Rosengård e Barcelona

Após realizar grande Eurocopa e ser crucial para que sua seleção ganhasse seu título mais importante até hoje, Lieke Martens, na época com 24 anos, foi eleita a melhor jogadora do mundo.

Marta (2018)

País: Brasil
Clube: Orlando Pride

Depois de 2010, após ficar na maioria dos anos entre as três melhores jogadoras do mundo, mas sem ser a grande campeã, Marta finalmente voltou a subir no pódio.

Ela quebrou mais um recorde, se tornando a primeira e única jogadora (incluindo futebol feminino e masculino) a ser eleita a melhor jogadora do mundo por seis vezes, ultrapassando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, ambos com cinco prêmios cada.

Megan Rapinoe (2019)

País: Estados Unidos
Clube: OL Reign

Em 2019 foi a vez da norte-americana Megan Rapinoe levar o prêmio de melhor jogadora do mundo.

Ela foi o destaque da Seleção dos Estados Unidos na Copa do Mundo de Futebol Feminino, e se sagrou campeã, melhor jogadora e também artilheira do torneio com 6 gols, levando também a Bola de Ouro.

As quatro maiores vencedoras

Entre 2001 a 2018, nove jogadores tiveram a honra de serem eleitas as melhores do mundo algum ano, dentre elas, quatro conquistaram mais de um prêmio, enquanto as outras 5 conquistaram um.

Veja as maiores premiadas:

Jogadora Prêmios
Marta 6
Birgit Prinz 3
Mia Hamm 2
Carli Lloyd 2

*A lista será mantida atualizada!

Qual dessas jogadoras é a sua preferida?

- PUBLICIDADE -

Últimas do site

41 recheios de crepe que vão fazer sucesso

O crepe é uma receita simples, mas que agrada a quase todo mundo. E um dos motivos por ser tão popular é que os...

7 séries espanholas que vão te interessar “mucho”

Nos últimos anos, especialmente por conta da Netflix, as séries espanholas ganharam muita notoriedade. Impossível não pensar em "La casa de papel", por exemplo,...

6 filmes e séries de Jennifer Connelly que vale conhecer

A lista a seguir contém alguns bons filmes e séries em que a atriz norte-americana Jennifer Coennlly participou e teve algum papel de destaque....

7 séries parecidas com Dark você vai gostar de maratonar

A terceira e última temporada de Dark mal terminou, mas já deixou saudades. Pensando nisso, selecionamos alguma séries que seguem um estilo semelhante, focando...

19 excelentes filmes da Disney para assistir ou rever várias vezes

Quando se fala em boas produções cinematográficas, os filmes da Disney vêm à mente de muita gente, pois a companhia se tornou referência por...