Saiba quais são todos os países que falam português

9 países tem a língua como oficial!

- PUBLICIDADE -

Você sabia que além de Brasil e Portugal ainda existem outros países que falam português? Pois bem, o idioma é considerado oficial em outros 7 países e estima-se que a língua portuguesa tenha mais de 280 milhões de falantes espalhados pelo globo, sendo uma das mais importantes do mundo.

Dentre os 9 países que tem o português como língua oficial, a maioria deles está no continente africano. Descubra quais são, em quais continentes estão e muito mais!

Países que falam português oficialmente

Apesar de ser oficial em 9 nações, em algumas delas o idioma praticamente não é usado, pois ele dá lugar a línguas nacionais/regionais que não são oficiais, mas que são faladas pelo povo de determinado local.

Veja a divisão por continentes:

  • Países africanos que falam português: 6
  • País sul-americano que fala português: 1
  • País europeu que fala português: 1
  • País asiático que fala português: 1

Pronto, agora descubra quais são os 9 países!

Portugal

Bandeira de Portugal
(Wikipédia/Reprodução)

- PUBLICIDADE -

População: mais de 10 milhões de habitantes

Portugal é um dos 50 países da Europa, e foi o grande responsável por disseminar a língua portuguesa pelo mundo no período da colonização, onde os exploradores do Império Português levaram o idioma a lugares distantes, principalmente no continente africano.

Brasil

Bandeira do Brasil
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 209 milhões de habitantes

O Brasil concentra cerca de 80% da população mundial que fala português. Além de ser o mais populoso, também é o que possui a maior extensão territorial dentre todos os outros 8 países que tem a língua como oficial.

Angola

Bandeira da Angola
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 29 milhões de habitantes

Outro país que também tem a língua portuguesa como oficial é a Angola, mas, apesar de ser considerada a oficial no país africano, ela não é a única falada no local, pois na Angola existem várias outras línguas que possuem status de línguas nacionais e outras mais nativas.

Guiné-Bissau

Bandeira da Guiné-Bissau
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 1,8 milhão de habitantes

O país africano Guiné-Bissau também tem o português como língua oficial. Apesar disso, a maior parte da população fala crioulo da Guiné-Bissau ou outros idiomas africanos, enquanto menos de 30% das pessoas falam o português como língua primária ou secundária.

Cabo Verde

Bandeira de Cabo Verde
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 540 mil habitantes

Outro país africano que tem como idioma oficial o português é Cabo Verde. Apesar de ele ser usado nas escolas, imprensa, administração pública, etc, a língua do povo é a crioulo cabo-verdiano, que possui uma variação diferente para cada ilha habitada de Cabo Verde.

Moçambique

Bandeira de Moçambique
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 29 milhões de habitantes

Moçambique também está entre os 9 países que tem o português como idioma oficial. Ele é usado por mais da metade dos 29 milhões de habitantes do local, seja como segundo – maioria – ou primeiro idioma – minoria da população total.

São Tomé e Príncipe

Bandeira de São Tomé e Príncipe
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 200 mil habitantes

O menor e menos populoso dos países que tem o português como língua oficial é São Tomé e Príncipe, onde mais de 98% da população sabe falar o idioma.

Guiné Equatorial

Bandeira da Guiné Equatorial
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 1,2 milhão de habitantes

Outro país africano que também tem o português como uma das línguas oficiais é a Guiné Equatorial. Lá existem três línguas oficiais que praticamente não são usadas dentro do território nacional, elas são: espanhol, francês e português.

Timor-Leste

Bandeira do Timor-Leste
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 1,25 milhão de habitantes

Dentre os nove países que tem o português como língua oficial, também está presente um asiático: o Timor-Leste, que além do português também tem a língua tétum como oficial.

Além das duas existem outras dezenas de línguas nacionais que são faladas em diferentes regiões do país.

Além dos países acima, o português também é falado de forma não oficial em algumas outras regiões, entre elas: Macau (China), Goa (Índia), Malaca (Malásia), etc!

Agora que você já conhece todos as nações que falam português, saiba também quais são os países que fazem fronteira com o Brasil.

- PUBLICIDADE -

Últimas do site

41 recheios de crepe que vão fazer sucesso

O crepe é uma receita simples, mas que agrada a quase todo mundo. E um dos motivos por ser tão popular é que os...

7 séries espanholas que vão te interessar “mucho”

Nos últimos anos, especialmente por conta da Netflix, as séries espanholas ganharam muita notoriedade. Impossível não pensar em "La casa de papel", por exemplo,...

6 filmes e séries de Jennifer Connelly que vale conhecer

A lista a seguir contém alguns bons filmes e séries em que a atriz norte-americana Jennifer Coennlly participou e teve algum papel de destaque....

7 séries parecidas com Dark você vai gostar de maratonar

A terceira e última temporada de Dark mal terminou, mas já deixou saudades. Pensando nisso, selecionamos alguma séries que seguem um estilo semelhante, focando...

19 excelentes filmes da Disney para assistir ou rever várias vezes

Quando se fala em boas produções cinematográficas, os filmes da Disney vêm à mente de muita gente, pois a companhia se tornou referência por...