Saiba quais são todos os países que falam português

9 países tem a língua como oficial!

Você sabia que além de Brasil e Portugal ainda existem outros países que falam português? Pois bem, o idioma é considerado oficial em outros 7 países e estima-se que a língua portuguesa tenha mais de 280 milhões de falantes espalhados pelo globo, sendo uma das mais importantes do mundo.

Dentre os 9 países que tem o português como língua oficial, a maioria deles está no continente africano. Descubra quais são, em quais continentes estão e muito mais!

Países que falam português oficialmente

Apesar de ser oficial em 9 nações, em algumas delas o idioma praticamente não é usado, pois ele dá lugar a línguas nacionais/regionais que não são oficiais, mas que são faladas pelo povo de determinado local.

Veja a divisão por continentes:

  • Países africanos que falam português: 6
  • País sul-americano que fala português: 1
  • País europeu que fala português: 1
  • País asiático que fala português: 1

Pronto, agora descubra quais são os 9 países!

Portugal

Bandeira de Portugal
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 10 milhões de habitantes

Portugal é um dos 50 países da Europa, e foi o grande responsável por disseminar a língua portuguesa pelo mundo no período da colonização, onde os exploradores do Império Português levaram o idioma a lugares distantes, principalmente no continente africano.

Brasil

Bandeira do Brasil
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 209 milhões de habitantes

O Brasil concentra cerca de 80% da população mundial que fala português. Além de ser o mais populoso, também é o que possui a maior extensão territorial dentre todos os outros 8 países que tem a língua como oficial.

Angola

Bandeira da Angola
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 29 milhões de habitantes

Outro país que também tem a língua portuguesa como oficial é a Angola, mas, apesar de ser considerada a oficial no país africano, ela não é a única falada no local, pois na Angola existem várias outras línguas que possuem status de línguas nacionais e outras mais nativas.

Guiné-Bissau

Bandeira da Guiné-Bissau
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 1,8 milhão de habitantes

O país africano Guiné-Bissau também tem o português como língua oficial. Apesar disso, a maior parte da população fala crioulo da Guiné-Bissau ou outros idiomas africanos, enquanto menos de 30% das pessoas falam o português como língua primária ou secundária.

Cabo Verde

Bandeira de Cabo Verde
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 540 mil habitantes

Outro país africano que tem como idioma oficial o português é Cabo Verde. Apesar de ele ser usado nas escolas, imprensa, administração pública, etc, a língua do povo é a crioulo cabo-verdiano, que possui uma variação diferente para cada ilha habitada de Cabo Verde.

Moçambique

Bandeira de Moçambique
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 29 milhões de habitantes

Moçambique também está entre os 9 países que tem o português como idioma oficial. Ele é usado por mais da metade dos 29 milhões de habitantes do local, seja como segundo – maioria – ou primeiro idioma – minoria da população total.

São Tomé e Príncipe

Bandeira de São Tomé e Príncipe
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 200 mil habitantes

O menor e menos populoso dos países que tem o português como língua oficial é São Tomé e Príncipe, onde mais de 98% da população sabe falar o idioma.

Guiné Equatorial

Bandeira da Guiné Equatorial
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 1,2 milhão de habitantes

Outro país africano que também tem o português como uma das línguas oficiais é a Guiné Equatorial. Lá existem três línguas oficiais que praticamente não são usadas dentro do território nacional, elas são: espanhol, francês e português.

Timor-Leste

Bandeira do Timor-Leste
(Wikipédia/Reprodução)

População: mais de 1,25 milhão de habitantes

Dentre os nove países que tem o português como língua oficial, também está presente um asiático: o Timor-Leste, que além do português também tem a língua tétum como oficial.

Além das duas existem outras dezenas de línguas nacionais que são faladas em diferentes regiões do país.

Além dos países acima, o português também é falado de forma não oficial em algumas outras regiões, entre elas: Macau (China), Goa (Índia), Malaca (Malásia), etc!

Agora que você já conhece todos as nações que falam português, saiba também quais são os países que fazem fronteira com o Brasil.

Últimas do site

19 excelentes filmes da Disney para assistir ou rever várias vezes

Quando se fala em boas produções cinematográficas, os filmes da Disney vêm à mente de muita gente, pois a companhia se tornou referência por...

Saiba quais são todos os países que falam português

Você sabia que além de Brasil e Portugal ainda existem outros países que falam português? Pois bem, o idioma é considerado oficial em outros...

49 sabores de pizza para inovar na preparação da receita italiana

A sexta-feira é o dia da semana oficial para escolher um dentre os vários sabores de pizza existentes. Mas esta não é uma tarefa...

Os maiores campeões da Libertadores e curiosidades sobre o torneio

A nível mundial, todos os jogadores profissionais sonham em ser campeões da Copa do Mundo, que é a cereja do bolo para todo futebolista;...

29 recheios de pastel de vários sabores para todos os gostos

Quase todo brasileiro aprecia um bom pastel, principalmente os de feira, pois além de muito crocantes, eles são bonitos e bem recheados. Mas se...