Lista de contatos Vale: TELEFONE, ALÔ, 0800, ETC

Todas as formas de atendimento da Vale!

A Vale disponibiliza alguns contatos de atendimento como telefone, central de relacionamento, formulário Fale Conosco, central de ajuda (FAQ) com perguntas frequentes, além de marcar presença nas grandes redes sociais da atualidade.

Tá precisando falar com a Vale para resolver um problema, ou quer saber mais sobre a empresa e como ela funciona? Este artigo pode ser útil.

Tópicos listados a seguir:

  1. Telefone Vale
  2. Formulário Fale Conosco Vale
  3. Central de ajuda Vale
  4. Canal de denúncias Vale
  5. Ouvidoria Vale
  6. Canais sociais Vale
  7. Reclame Aqui Vale
  8. Tabela de contatos Vale
  9. Conte sua experiência com a empresa

Conheça, a partir dos tópicos listados abaixo, as principais formas de contato divulgadas ao público pela Vale e tire suas dúvidas com a empresa de mineração.

1. Quais são os telefones da Vale?

A Vale oferece vários telefones que atendem a necessidades diferentes dos clientes. Para obter informações ou falar sobre assuntos relacionados aos trens de passageiros da Vale aqui no Brasil, ou qualquer emergência em linhas férreas, ligue em 0800-285-7000.

Para deficientes auditivos, há ainda um número exclusivo: 0800-021-9934.

1.1. Relacionamento com Comunidades

Para entrar em contato com o profissional de relacionamento com comunidades na sua região, use o número 0800-039-6010.

Para deficientes auditivos, ligue em 0800-021-9934.

1.2. Central de Atendimento da Reparação

A Vale coloca à disposição ainda um número que atende pessoas que se sentem direta ou indiretamente afetadas pelo rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019. O telefone para contato é o 0800-031-0831.

2. Formulário de contato (Fale Conosco) da Vale

Uma das formas mais práticas de contato com a Vale é através do formulário Fale Conosco, no site da empresa.

Para acessar o formulário, CLIQUE AQUI.

Já na página, desça a tela até o título “Enviar mensagem” e preencha o formulário com os dados solicitados: nome, e-mail, CPF, telefone, endereço, assunto e o tipo de contato (sugestão, reclamação, elogio, dúvida ou solicitação). Em seguida, escreva uma mensagem detalhando o ocorrido.

Por fim, marque as caixinhas especificando se você é empregado da Vale e maior de 18 anos, e aí resolva o CAPTCHA (“Não sou um robô”). Então, clique em “Enviar”.

3. Central de ajuda (FAQ) da Vale

Talvez a sua dúvida já tenha sido respondida na central de perguntas frequentes da Vale, no site da empresa, que reúne questões relacionadas ao processo seletivo da empresa.

Para acessar, CLIQUE AQUI.

As categorias que a central de suporte cobre são:

  • Vagas
  • Programas de estágio
  • Formação profissional
  • Programa Jovem Aprendiz
  • Vagas internacionais

4. Canal de denúncias da Vale

Para registrar um relato sobre quebra de ética, assédio, discriminação ou conduta profissional em geral dos funcionários da Vale, a empresa oferece ainda um canal de denúncias.

Para acessar o canal, CLIQUE AQUI.

Na página, você pode fazer uma denúncia sobre suspeita de violação do código de conduta (clique no botão abaixo de “Quer fazer uma denúncia?”), reclamação (descumprimento de normas/legislações, botão ao lado do anterior), ou simplesmente tirar dúvidas sobre o código de conduta da empresa (terceiro botão).

Se preferir, você pode fazer o seu relato por telefone. Ligue para 0800-821-5000, (21) 3485-3000, ou 823-3000 (esse último é o telefone interno da Vale).

Há ainda a opção de fazer uma denúncia por carta. Escreva para:

Caixa Postal 521
CEP 06320-291
Carapicuíba/São Paulo

5. A Vale possui ouvidoria?

Não, a Vale não disponibiliza um canal de ouvidoria. Toda comunicação com a empresa é realizada pelos canais listados aqui neste artigo.

A ouvidoria, para quem não conhece esse recurso, é geralmente acionada pelo cliente depois de já esgotadas todas as possibilidades convencionais de contato com uma empresa, como chat, telefone, e-mail, WhatsApp, etc., em uma última tentativa de diálogo, para assim evitar que sejam tomadas medidas legais.

Se nenhum canal comum da Vale for capaz de ajudá-lo com a sua situação, é recomendado buscar ajuda em algum órgão responsável pela defesa do consumidor/cidadão.

6. Todas as redes sociais da Vale

Embora não sejam consideradas oficialmente como contatos de atendimento, as mídias sociais da Vale podem ainda assim ser úteis respondendo dúvidas postadas na caixa de comentários ou enviadas por inbox.

E é claro, você pode também ficar por dentro das novidades mais importantes da empresa através dos posts nas redes.

As principais redes sociais da Vale no Brasil são as seguintes:

7. Reclame Aqui da Vale

São poucas as reclamações sobre a Vale registradas no Reclame Aqui, apenas cerca de 400.

Mesmo assim, é possível perceber que o atendimento da empresa no site de reclamações não impressiona, com 5.5/10 na reputação com praticamente todas as insatisfações respondidas. Parecido com os índices do SAC Samarco.

O índice de solução também é fraco, só 47%, número similar ao de consumidores que voltariam a negociar com a empresa.

Para acessar o perfil da Vale no Reclame Aqui (clique aqui). Faça login em sua conta no site e siga os passos na página para registrar uma reclamação.

Não ficou satisfeito com a resposta da Vale? Você pode ainda fazer uma réplica na mesma queixa, ou criar uma nova reclamação seguindo os mesmos passos anteriores.

8. Tabela de contatos da Vale

O resumo abaixo mostra os principais canais de atendimento da Vale no Brasil listados neste artigo. Use-o como um mini guia.

Atendimento Vale Contato
Telefone Alô Ferrovias 0800-285-7000
0800-021-9934 (deficientes auditivos)
Relacionamento com Comunidades 0800-039-6010
0800-021-9934 (deficientes auditivos)
Central de Atendimento da Reparação 0800-031-0831
WhatsApp Não possui
Fale Conosco CLIQUE AQUI
Central de ajuda (FAQ) CLIQUE AQUI
Canal de denúncias CLIQUE AQUI
Ouvidoria Não possui

Caso você tenha dúvidas sobre as informações acima, volte até o topo da página e clique no tópico relacionado para mais detalhes.

Saiba mais sobre a Vale

A Vale, antiga Companhia Vale do Rio Doce, foi fundada em junho de 1942 em Itabira, MG. Hoje, é considerada uma das maiores empresas de mineração, logística e energia em todo o mundo. A Vale está presente em cerca de 20 países.

Criada durante o governo Getúlio Vargas para explorar minas de ferro em Itabira-MG, a Vale do Rio Doce se tornou empresa privada a partir de 1997, e mudou seu nome para Vale em 2007.

A Vale transporta mais de 1 milhão de passageiros pelos trens Vitória-Minas e Carajás, e emprega cerca de 185 mil funcionários, entre próprios e terceiros.

Outras listas relacionadas:

Renato se formou em Publicidade em 2004 pela ESPM, com especialização em Criação, e fez cursos de Cinema e Roteiro no Senac. Desde então, trabalha com ilustração e design, com foco em estilos de desenho mais voltados ao cartoon e aos quadrinhos. Renato também curte bastante escrever e passou a atuar nessa área como freelancer. Fora do trabalho, suas maiores paixões são o cinema, games e uma variedade inumerável de chocolates.

Relate sua experiência

Por favor, digite seu relato
Por favor, digite seu nome aqui