Lista de contatos Procon: TELEFONE, 0800, ETC

Todos os canais de comunicação do órgão, por estado!

O Procon coloca à disposição canais SAC como telefone, WhatsApp para certas regiões, Fale Conosco (formulário e-mail) e ouvidoria, além de perfil em portais externos como o Consumidor.gov, Reclame Aqui e redes sociais.

Quer saber qual o SAC que tem Procon, ou como falar com o Procon online? Quer saber como faço para ser atendido no Procon? Venha com a gente.

Tópicos listados a seguir:

  1. Telefone Procon
  2. WhatsApp Procon
  3. E-mail e formulário Procon
  4. Sites oficiais Procon
  5. Ouvidoria Procon
  6. Apps e canais sociais Procon
  7. Reclamações Procon
  8. Conte sua experiência com a empresa

A partir dos tópicos abaixo, confira todos os canais oficiais de contato divulgados pelo Procon e tire suas dúvidas com o órgão.

1. Qual é o telefone do Procon?

O canal de telefone do Procon varia por estado. Neste tópico, você encontra todos os números dedicados para cada estado.

Importante: No momento, o telefone 151 do Procon está suspenso. Sendo assim, caso o número represente o de sua região, se precisar fazer uma consulta, denunciar ou reclamar, o órgão recomenda que seja acessado o site ou o app.

1.1. Qual é o telefone do Procon em São Paulo?

Para São Paulo (Capital), o Procon atende no número 151. O atendimento é realizado de segunda a sexta das 8h às 17h, exceção feita aos feriados.

1.2. Qual é o telefone do Procon no Rio de Janeiro?

No Rio de Janeiro, o número do SAC do Procon é o mesmo de São Paulo: 151. Atende de segunda a sexta das 9h às 17h.

1.3. Qual é o telefone do Procon em Minas Gerais?

Já em Minas Gerais, o número que você deve discar é (31) 3250-5010. Atendimento do meio-dia às 18h.

1.4. Qual é o telefone do Procon no Distrito Federal?

No Distrito Federal, o telefone do Procon é o mesmo de São Paulo e Rio de Janeiro: 151. Atende de segunda a sexta do meio-dia às 17h.

1.5. Qual é o telefone do Procon no Amazonas?

No estado do Amazonas, o Procon oferece dois números: 0800-092-1512 e 3215-4009. Atende de segunda a sexta das 9h às 17h.

1.6. Tabela com telefones do Procon por estado

Por fim, confira abaixo a tabela completa com todos os telefones do Procon por estado. Ligue para tirar dúvidas, obter informações e fazer denúncias.

Atenção: o atendimento por telefone do Procon é notório por ser difícil em muitos casos. Também vale lembrar que é bem possível que o Procon do seu estado não seja o ideal para a sua solicitação, e que, em alguns casos, será necessário agendar uma visita pessoal a um dos postos da entidade.

É preciso ressaltar, ainda, que estes números foram todos retirados dos sites oficiais, e que podem sofrer alterações sem aviso.

Procon por Estado Telefone
Procon Acre (68) 3213-7000 ou 151
Procon Alagoas 151
Procon Amapá (96) 3312-1022 ou 151
Procon Amazonas 0800-092-1512 ou 3215-4009
Procon Bahia (71) 3116-5785 ou (71) 3116-8520
Procon Ceará 0800-275-8001
Procon Espírito Santo 151
Procon Goiás 151 (para Goiânia) ou (62) 3201-7124 (para demais cidades e regiões)
Procon Maranhão (98) 3261-5100 ou (98) 3261-5121 ou 151
Procon Mato Grosso (65) 3613-2100
Procon Mato Grosso do Sul 151
Procon Minas Gerais (31) 3250-5010
Procon Pará 151 (para regiões metropolitanas) ou (91) 3073-2824 (demais áreas)
Procon Paraíba 151 (telefone) ou +55 (83) 98618-8330 (WhatsApp)
Procon Paraná 0800-41-1512 (somente telefones fixos) ou (41) 3223-1512 (para ligações de telefone fixo e móveis)
Procon Pernambuco 0800-282-1512 ou +55 (81) 3181-7000 (WhatsApp)
Procon Piauí (86) 3221-5848 ou (86) 3216-4555
Procon Rio de Janeiro 151
Procon Rio Grande do Norte (84) 3232-9050 ou (84) 3232-9051
Procon Rio Grande do Sul (51) 3287-6200 ou (51) 3289-1769 (para Porto Alegre)
Procon Rondônia Porto Velho: (69) 3216-1026
Regional de Vilhena: (69) 3322-4941
Regional de Rolim de Moura: (69) 3442-9091
Regional de Ji-Paraná: (69) 3423-8833
Regional de Ariquemes: (69) 3536-1128
Regional de Guajará-Mirim: (69) 3541-2366
Procon Roraima (35) 3224-4261
Procon Santa Catarina 151 ou (48) 3224-4676 ou (48) 2107-2900
Procon São Paulo 151
Procon Sergipe (79) 3211-3383
Procon Tocantins 151
Procon Distrito Federal 151

Se o seu problema não puder ser resolvido no Procon do estado, solicite informações de telefone, endereço, etc. do Procon regional.

2. Qual é o número do WhatsApp do Procon?

Embora não tenha um número de WhatsApp para atendimento geral ao público, o Procon coloca à disposição um canal de zap dependendo da cidade ou região.

Por exemplo, para a cidade de Santos, o WhatsApp do Procon é +55 (13) 99101-5792. Já o de Recife é +55 (81) 98196-7958. Adicione o número à sua lista de contatos e mande um “Olá” para iniciar o atendimento.

Para saber se a sua cidade ou estado possui WhatsApp, desça até o tópico 4 neste artigo e consulte o site oficial do Procon do seu estado, ou então digite no Google “Procon + WhatsApp + (sua cidade)”.

3. Contato por formulário e e-mail do Procon

Se for da sua preferência, o Procon oferece também um contato por formulário e/ou um endereço de e-mail de atendimento direto.

Os contatos variam por estado. Clique no link da sua região e preencha os dados do formulário, ou então escreva um e-mail para o endereço listado.

Os e-mails e formulários servem como qualquer outro contato do Procon: para obter informações, fazer denúncias ou tirar dúvidas gerais.

Confira abaixo todos os contatos de e-mail/formulário do Procon, por estado:

4. Todos os sites oficiais do Procon

A tabela abaixo contém todos os sites oficiais do Procon disponibilizados para cada estado. Neles, você pode conseguir informações sobre serviços do órgão, obter links oficiais, ler sobre acontecimentos envolvendo empresas específicas e saber todos os seus direitos como consumidor.

Dependendo do estado, através do site oficial você pode também acessar um contato de ouvidoria regional e endereços de postos físicos.

Confira:

5. O Procon possui ouvidoria?

O Procon disponibiliza um número de ouvidoria que se encontra inativo no momento. Ligue em 0800-377-6266.

Caso esteja indisponível, você pode tentar acionar a ouvidoria via formulário, e isso varia para cada estado. Para SP, por exemplo, CLIQUE AQUI.

Para saber se o Procon do seu estado possui uma ouvidoria dedicada, procure em um sistema de busca “Procon + ouvidoria + (sua cidade ou estado)”.

Antes de acionar a ouvidoria, certifique-se de que você já passou por todos os canais comuns de atendimento do Procon, como telefone, formulário e e-mail, e tenha em mãos o número de protocolo do atendimento anterior, que pode ser solicitado pela ouvidoria.

6. Aplicativos e redes sociais do Procon

Prefere um contato mais moderno com o Procon, através de aplicativo ou mídias sociais? O órgão coloca ambos à disposição. Veja a seguir.

6.1. Redes sociais do Procon

O Procon está presente em algumas das principais redes sociais do momento: Facebook, Instagram e Twitter.

Visite uma dessas redes sociais e, no campo de busca, procure pelo Procon específico da sua região, inserindo os termos: Procon + nome do seu estado. Por exemplo, se você procura o contato do Procon de São Paulo no Facebook, digite na busca “Procon SP”.

O perfil do Procon daquela região pode responder às solicitações enviadas por inbox, além de manter seus seguidores atualizados sobre quaisquer novidades.

6.2. Aplicativo do Procon

Várias unidades do Procon oferecem também um aplicativo para celulares Android e iOS. Como no caso dos sites e redes sociais, você pode usar o app para fazer denúncias, se atualizar sobre acontecimentos envolvendo empresas específicas, ler sobre seus direitos de consumidor, entre outros serviços.

Para baixar o app do Procon do seu estado, vá até o Google Play ou App Store, dependendo do seu celular, e busque os termos: Procon + nome ou a sigla do seu estado. Por exemplo, para SP, “Procon SP” ou “Procon São Paulo”.

Vale lembrar, no entanto, que nem todos os estados do Brasil possuem um app do Procon, e o app ainda não é uma opção infalível na maioria dos casos.

7. Reclamações no Procon

Pode parecer irônico o órgão responsável por escutar reclamações ter milhares de insatisfações espalhadas na internet, mas considerando o volume de problemas que os consumidores enfrentam dia-a-dia com empresas e sobre atendimento em geral, é algo praticamente inevitável.

Como esperado, as reclamações mais frequentes sobre o Procon são sobre atendimento. Demora para responder ou para atender às solicitações e atendimento de baixa qualidade são as insatisfações mais relatadas.

7.1. Reclame Aqui do Procon

Há ainda a opção de fazer uma reclamação sobre o Procon através do Reclame Aqui, embora a instituição não responda nenhuma queixa por lá, optando por resolver conflitos com o consumidor em canais próprios, ou no Consumidor.gov. De qualquer forma, sua manifestação fica registrada no banco de queixas do Reclame Aqui.

Para saber se o seu estado possui um perfil no Reclame Aqui, entre no site de queixas (clique aqui). No campo de texto próximo ao topo, digite “Procon + (seu estado ou a sigla do mesmo)”.

Como o Procon não responde às manifestações pelo Reclame Aqui, não há dados suficientes para analisar a reputação da instituição no site de queixas. Mas ainda assim podemos entender o tom das reclamações que os consumidores registram. São comuns reclamações sobre mau atendimento e demora na execução, por exemplo.

É pouco provável que o Procon responda à sua queixa pelo Reclame Aqui, mas se acontecer e a resposta não for satisfatória, você pode fazer uma réplica na mesma reclamação ou simplesmente publicar uma nova seguindo os mesmos passos.

Saiba mais sobre o Procon

O Procon, cujo nome significa Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, tem como objetivo principal garantir e proteger os direitos do consumidor após a compra de qualquer produto/serviço, servindo como um canal para reclamações e divulgação pública de práticas questionáveis das empresas em questão.

Na sua criação, em 1976, o nome dado ao órgão foi Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor, que originou a contração Procon.

O que é o Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor surgiu no começo da década de 1990, quando foi sancionada a Lei Nº 8.078. Além do Código de Defesa do Consumidor, foram criados o Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor e também a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça.

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Renato Penov
Renato se formou em Publicidade em 2004 pela ESPM, com especialização em Criação, e fez cursos de Cinema e Roteiro no Senac. Desde então, trabalha com ilustração e design, com foco em estilos de desenho mais voltados ao cartoon e aos quadrinhos. Renato também curte bastante escrever e passou a atuar nessa área como freelancer. Fora do trabalho, suas maiores paixões são o cinema, games e uma variedade inumerável de chocolates.

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