Lista de contatos INSS: TELEFONE, E-MAIL, ETC

Confira todos os contatos do INSS!

O INSS possui telefone SAC, embora sem número 0800, ouvidoria, chat online e central de ajuda (FAQ) com perguntas frequentes, além de perfil em canais externos como Reclame Aqui e redes sociais.

Quer saber como falar com atendente INSS online? Ou como falar com o INSS por WhatsApp? Ou se pode ligar para 135 do celular? Nosso guia está aqui para te ajudar!

Tópicos listados a seguir:

  1. Telefone INSS
  2. WhatsApp INSS
  3. Chat INSS
  4. E-mail INSS
  5. Central de ajuda INSS
  6. Ouvidoria INSS
  7. Reclame Aqui INSS
  8. Tabela de contatos INSS
  9. Conte sua experiência com a empresa

A partir dos tópicos abaixo, conheça todos os contatos divulgados publicamente pelo INSS e tenha suas dúvidas esclarecidas.

1. Qual é o telefone do INSS?

O INSS possui um SAC que atende pelo telefone 135. O número atende de qualquer lugar do Brasil, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Antes de realizar o atendimento, o SAC vai pedir seu número de CPF (ou do detentor do benefício), além da inscrição na Previdência Social, se já tiver feito, NIS/PIS (se empregado com carteira assinada), o NIT (contribuinte individual) e, finalmente, o CNPJ ou CPF do empregador em questão.

O SAC pode ajudá-lo a obter informações gerais sobre a Previdência Social, registrar uma denúncia, realizar inscrição no INSS, agendar avaliação, informar a data do pagamento do benefício, acompanhar o status de uma solicitação, passar informações sobre perícia médica, entre outros.

1.1. O INSS tem algum número 0800?

Vale lembrar também que o INSS não trabalha com número 0800. O único número à disposição é o 135 mesmo.

2. O INSS possui algum contato WhatsApp?

Não, o INSS não faz nenhum tipo de atendimento pelo WhatsApp.

Se você receber mensagem no zap de algum número se passando pelo INSS, não compartilhe seus dados pessoais, bloqueie o contato imediatamente e o denuncie aos canais oficiais.

3. Como acessar o chat do INSS

Se você preferir um atendimento inteiramente digital, é possível falar com a equipe do INSS através do chat online, que pode ser acessado tanto pelo site meu.inss.gov.br como pelo aplicativo Meu INSS.

O atendimento pode ser feito via assistência virtual, disponível 24 horas por dia, ou com atendente humano, de segunda a sexta das 8h às 16h30, excluindo feriados.

O chat pode ajudá-lo com os seguintes assuntos:

  • Agendar avaliação social e perícia médica para BPC/LOAS
  • Atendimento em agências
  • Atendimento para advogados
  • Benefícios e serviços
  • Cumprir exigência/incluir documento
  • Extratos, certidões e declarações
  • Meu cadastro
  • Perícia médica
  • Senha do Meu INSS

Para acessar o chat no site, clique no botão no canto direito inferior da tela.

Já pelo aplicativo, em primeiro lugar, baixe-o na App Store (iOS) ou Google Play (Android). Entre no app e clique no ícone no canto inferior direito da tela. Insira seu nome e CPF e então clique “Entrar”. Aí é só navegar pelas opções disponíveis no chat.

Para baixar o Meu INSS pelo Google Play, CLIQUE AQUI. E pela App Store, CLIQUE AQUI.

4. E e-mail, o INSS tem algum?

Para o público geral, infelizmente, não há um contato por e-mail disponível no INSS.

Há apenas endereços dedicados para assuntos relacionados à imprensa: [email protected], ou por estado, CLIQUE AQUI.

5. Central de ajuda (FAQ) do INSS

Talvez nem seja necessário um contato direto com o INSS, caso a resposta para a sua dúvida esteja entre os mini-artigos postados na central de suporte do site, ou FAQ.

Para acessar a lista de perguntas frequentes, CLIQUE AQUI.

Entre os assuntos que o FAQ do INSS cobre estão:

  • O que é e para que que serve a Previdência Social
  • Sobre perda de capacidade de trabalho
  • Benefícios da Previdência
  • Informações sobre categorias de contribuinte
  • Categorias de aposentadoria
  • Categorias de auxílio
  • Pensão por morte
  • Salário-família
  • Salário-maternidade
  • Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC/LOAS)

Desça a tela até a categoria que melhor se encaixa na sua dúvida no momento, e veja se o artigo é útil.

6. O INSS possui ouvidoria?

Sim, a ouvidoria do INSS pode ser acionada pelo mesmo número do SAC geral: 135. O atendimento é feito de segunda a sábado das 7h às 22h.

Outra opção de ouvidoria é pelo site. Para acessar, CLIQUE AQUI. Preencha seus dados no formulário e descreva a sua situação.

Certifique-se, antes de contatar a ouvidoria, de que você tem anotado o protocolo de atendimentos anteriores, e que o prazo pedido por esses canais para resolver o problema já tenha se esgotado.

A ouvidoria é acionada quando já foram esgotados todos os canais de atendimento comuns, como telefone, chat, etc. Se a ouvidoria não for capaz de ajudar, é indicado buscar ajuda de um advogado.

7. Reclame Aqui do INSS

Há ainda um perfil dedicado ao INSS no site de queixas Reclame Aqui, mas assim como acontece com outros órgãos e instituições como o Ministério do Trabalho, Petrobras e Caixa Econômica Federal, o INSS opta por resolver conflitos através de canais próprios.

Ainda assim, é possível ao menos termos uma ideia do tipo de reclamação que o cidadão costuma registrar sobre o INSS. Destacam-se queixas sobre demora na execução, mau atendimento e qualidade do serviço prestado, além de outras em categorias gerais como serviços públicos.

Para acessar o perfil do INSS no Reclame Aqui (clique aqui). Logue em sua conta no portal, clique em “Reclamar” e siga as orientações na tela para registrar uma queixa.

Mesmo não obtendo resposta, pode ser uma boa ideia deixar sua reclamação registrada no portal de queixas, já que as manifestações ficam ali arquivadas para o público. De qualquer forma, se o INSS responder sua queixa e você não ficou satisfeito com a resposta, ainda é possível fazer uma réplica nessa mesma reclamação, ou criar uma nova seguindo as mesmas instruções anteriores.

8. Resumo de contatos do INSS

A tabela abaixo mostra todos os canais do INSS divulgados ao público e citados neste artigo. Use-a como um mini guia.

Atendimento INSS Contato
Telefone INSS (SAC) 135
Telefone 0800 Não possui
WhatsApp Não possui
Chat Pelo site; leia o tópico 3
E-mail geral Não possui
E-mail imprensa [email protected] ou CLIQUE AQUI
Central de ajuda (FAQ) CLIQUE AQUI
Ouvidoria 135 ou CLIQUE AQUI

Caso você tenha ficado com dúvidas sobre as informações passadas acima, volte até o começo da página e clique no tópico relacionado para mais esclarecimentos.

Saiba mais sobre o INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social tem como principal objetivo garantir a renda do trabalhador aposentado, além de salário-maternidade, pensão por morte, auxílio em caso de doenças, acidentes, reclusão, e outros benefícios.

O INSS foi fundado em junho de 1990, na fusão do IAPAS (Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social) e INPS (Instituto Nacional de Previdência Social).

A empresa de tecnologia Dataprev trabalha junto ao INSS fazendo o processamento dos dados da Previdência Social.

Lista de benefícios do INSS

Entre os principais benefícios oferecidos pela Previdência Social estão:

  • Aposentadoria por idade, invalidez, tempo de contribuição ou especial
  • Auxílio-doença, acidente, reclusão
  • Pensão por morte
  • Pensão especial (Síndrome da Talidomida)
  • Salário-maternidade
  • Salário-família

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Renato Penov
Renato se formou em Publicidade em 2004 pela ESPM, com especialização em Criação, e fez cursos de Cinema e Roteiro no Senac. Desde então, trabalha com ilustração e design, com foco em estilos de desenho mais voltados ao cartoon e aos quadrinhos. Renato também curte bastante escrever e passou a atuar nessa área como freelancer. Fora do trabalho, suas maiores paixões são o cinema, games e uma variedade inumerável de chocolates.

1 Relato

  1. Caríssimos senhores: RESPONSÁVEIS E FUNCIONÁRIOS, do INSS estou em dificuldades com empréstimo consignado, que fui explícito, em “AFIRMAR QUE NÃO QUERO OUTRO EMPRÉSTIMO”, uma vez que já havia um empréstimo meu no BB, o qual estava pagando com DIFICULDADES!!! PRENDERAM 2 ÔNIBUS DE MULHERES QUÊ ESTAVAM USANDO LIGAÇÕES TELEFÔNICAS, AFIRMANDO QUE: EU ESTAVA PAGANDO JUROS ABUSIVOS AO BB!!! JÁ SE ESTAVAM COM TODOS OS MEUS DADOS… NOME E CPF, ME PERGUNTARAM: VC É O GILBERTO, EU CONFIRMEI! SEU CPF É 32….47-72 EU DISSE QUE SIM… NÃO QUERO AQUELE DINHEIRO QUE ESTÁ NA MINHA CONTA, NO Santander!!! MAIS QUERO AS DEVOLUÇÕES DOS 4 MESES QUE FUI DESCONTADO, DIRETO DO INSS… EU PAGO PENSÃO E COLOQUEI NA JUSTIÇA!!! ESTÁ DEMORANDO E ESTOU EM DIFICULDADES… POR FAVOR, AJUDEM-ME…

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