O Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido pela sigla INSS, disponibiliza alguns contatos de atendimento como telefone, chat online e ouvidoria, além de uma central de suporte em formato de dúvidas frequentes, ou FAQ.
Precisa falar com o INSS para resolver um assunto, ou tem curiosidade sobre como a instituição funciona? Use este artigo como guia e fique por dentro de todas as suas opções.
Tópicos listados a seguir:
- Telefone e WhatsApp INSS
- Chat e e-mail INSS
- Central de ajuda INSS
- Ouvidoria INSS
- Reclame Aqui INSS
- Tabela de contatos INSS
- Conte sua experiência com a empresa
A partir dos tópicos abaixo, conheça todos os contatos divulgados publicamente pelo INSS e tenha suas dúvidas esclarecidas.
1. Qual é o telefone do INSS?
O INSS possui um SAC que atende pelo telefone 135. O número atende de qualquer lugar do Brasil, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Antes de realizar o atendimento, o SAC vai pedir seu número de CPF (ou do detentor do benefício), além da inscrição na Previdência Social, se já tiver feito, NIS/PIS (se empregado com carteira assinada), o NIT (contribuinte individual) e, finalmente, o CNPJ ou CPF do empregador em questão.
O SAC pode ajudá-lo a obter informações gerais sobre a Previdência Social, registrar uma denúncia, realizar inscrição no INSS, agendar avaliação, informar a data do pagamento do benefício, acompanhar o status de uma solicitação, passar informações sobre perícia médica, entre outros.
1.1. O INSS tem algum número 0800?
Vale lembrar também que o INSS não trabalha com número 0800. O único número à disposição é o 135 mesmo.
1.2. O INSS possui algum contato WhatsApp?
Não, o INSS não faz nenhum tipo de atendimento pelo WhatsApp.
Se você receber mensagem no zap de algum número se passando pelo INSS, não compartilhe seus dados pessoais, bloqueie o contato imediatamente e o denuncie aos canais oficiais.
2. Como acessar o chat do INSS
Se você preferir um atendimento inteiramente digital, é possível falar com a equipe do INSS através do chat online, que pode ser acessado tanto pelo site meu.inss.gov.br como pelo aplicativo Meu INSS.
O atendimento pode ser feito via assistência virtual, disponível 24 horas por dia, ou com atendente humano, de segunda a sexta das 8h às 16h30, excluindo feriados.
O chat pode ajudá-lo com os seguintes assuntos:
- Agendar avaliação social e perícia médica para BPC/LOAS
- Atendimento em agências
- Atendimento para advogados
- Benefícios e serviços
- Cumprir exigência/incluir documento
- Extratos, certidões e declarações
- Meu cadastro
- Perícia médica
- Senha do Meu INSS
Para acessar o chat no site, clique no botão no canto direito inferior da tela.
Já pelo aplicativo, em primeiro lugar, baixe-o na App Store (iOS) ou Google Play (Android). Entre no app e clique no ícone no canto inferior direito da tela. Insira seu nome e CPF e então clique “Entrar”. Aí é só navegar pelas opções disponíveis no chat.
Para baixar o Meu INSS pelo Google Play, CLIQUE AQUI. E pela App Store, CLIQUE AQUI.
2.1. E e-mail, o INSS tem algum?
Para o público geral, infelizmente, não há um contato por e-mail disponível no INSS.
Há apenas endereços dedicados para assuntos relacionados à imprensa: [email protected], ou por estado, CLIQUE AQUI.
3. Central de ajuda (FAQ) do INSS
Talvez nem seja necessário um contato direto com o INSS, caso a resposta para a sua dúvida esteja entre os mini-artigos postados na central de suporte do site, ou FAQ.
Para acessar a lista de perguntas frequentes, CLIQUE AQUI.
Entre os assuntos que o FAQ do INSS cobre estão:
- O que é e para que que serve a Previdência Social
- Sobre perda de capacidade de trabalho
- Benefícios da Previdência
- Informações sobre categorias de contribuinte
- Categorias de aposentadoria
- Categorias de auxílio
- Pensão por morte
- Salário-família
- Salário-maternidade
- Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC/LOAS)
Desça a tela até a categoria que melhor se encaixa na sua dúvida no momento, e veja se o artigo é útil.
4. O INSS possui ouvidoria?
Sim, a ouvidoria do INSS pode ser acionada pelo mesmo número do SAC geral: 135. O atendimento é feito de segunda a sábado das 7h às 22h.
Outra opção de ouvidoria é pelo site. Para acessar, CLIQUE AQUI. Preencha seus dados no formulário e descreva a sua situação.
Certifique-se, antes de contatar a ouvidoria, de que você tem anotado o protocolo de atendimentos anteriores, e que o prazo pedido por esses canais para resolver o problema já tenha se esgotado.
A ouvidoria é acionada quando já foram esgotados todos os canais de atendimento comuns, como telefone, chat, etc. Se a ouvidoria não for capaz de ajudar, é indicado buscar ajuda de um advogado.
5. Reclame Aqui do INSS
Boa parte das insatisfações sobre o INSS espalhadas pela internet concentra-se no portal Reclame Aqui. No entanto, assim como outros órgãos do governo como o Ministério do Trabalho, e empresas como Petrobras e Caixa Econômica Federal, o INSS opta por não responder nenhuma queixa no Reclame Aqui, focando seus esforços de atendimento apenas por plataformas internas.
De qualquer forma, a maioria das reclamações sobre o INSS envolve mau atendimento, demora na análise ou na liberação do benefício, dificuldades no agendamento da perícia, demora para responder sobre status de análise ou liberação, problemas com o site oficial ou o app, divergências de dados, entre outras.
6. Resumo de contatos do INSS
A tabela abaixo mostra todos os canais do INSS divulgados ao público e citados neste artigo. Use-a como um mini guia.
Atendimento INSS | Contato |
---|---|
Telefone INSS (SAC) | 135 |
Telefone 0800 | Não possui |
Não possui | |
E-mail geral | Não possui |
E-mail imprensa | [email protected] ou CLIQUE AQUI |
Central de ajuda (FAQ) | CLIQUE AQUI |
Ouvidoria INSS | 135 ou CLIQUE AQUI |
Caso você tenha ficado com dúvidas sobre as informações passadas acima, volte até o começo da página e clique no tópico relacionado para mais esclarecimentos.
Saiba mais sobre o INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social tem como principal objetivo garantir a renda do trabalhador aposentado, além de salário-maternidade, pensão por morte, auxílio em caso de doenças, acidentes, reclusão, e outros benefícios.
O INSS foi fundado em junho de 1990, na fusão do IAPAS (Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social) e INPS (Instituto Nacional de Previdência Social).
A empresa de tecnologia Dataprev trabalha junto ao INSS fazendo o processamento dos dados da Previdência Social.
Lista de benefícios do INSS
Entre os principais benefícios oferecidos pela Previdência Social estão:
- Aposentadoria por idade, invalidez, tempo de contribuição ou especial
- Auxílio-doença, acidente, reclusão
- Pensão por morte
- Pensão especial (Síndrome da Talidomida)
- Salário-maternidade
- Salário-família
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