Lista de contatos Anatel: TELEFONE, APP, 0800, ETC

Confira as melhores formas de contato com a Anatel!

A Agência Nacional de Telecomunicações, conhecida mais pela sigla Anatel, disponibiliza contatos de atendimento como telefone, atendimento online, ouvidoria e central de suporte em formato de perguntas frequentes, ou FAQ.

Tá precisando falar com a Anatel para resolver algum problema relacionado a telefone, TV ou internet? Este guia pode ajudá-lo. Veja aqui todas as suas opções.

Tópicos listados a seguir:

  1. Telefone e WhatsApp Anatel
  2. Atendimento online Anatel
  3. Atendimento pelo app Anatel
  4. Atendimento presencial Anatel
  5. Central de ajuda Anatel
  6. Ouvidoria Anatel
  7. Canais sociais Anatel
  8. Reclame Aqui Anatel
  9. Tabela de contatos Anatel
  10. Conte sua experiência com a empresa

A partir dos tópicos abaixo, descubra as principais formas de comunicação com a Anatel e tire suas dúvidas com o órgão.

1. Qual é o telefone da Anatel?

O SAC da Anatel atende pelo número 1331. O telefone fica disponível em todo o Brasil, e atende de segunda a sexta das 8h às 20h.

O SAC oferece duas opções distintas: registrar uma queixa sobre sua operadora (aperte 1) ou obter informações sobre serviços e regulamentações (aperte 2).

Para fazer uma reclamação, vale apontar, você precisa ter em mãos o protocolo de atendimento da empresa de telefonia/TV/internet específica que você deseja reclamar.

Se você ainda não foi atendido pela empresa da qual você é cliente, veja aqui mesmo no Listagem todos os contatos disponíveis:

1.1. A Anatel possui um número 0800?

Não, a Anatel não trabalha com 0800. Antigamente havia um número 0800 dedicado (0800-33-2001), mas ele foi desligado.

1.2. A Anatel possui algum contato de WhatsApp?

Não, a Anatel também não faz atendimento pelo WhatsApp.

Se você receber mensagem no zap de algum número se passando pela agência, não compartilhe dados pessoais, bloqueie o contato e o denuncie aos canais oficiais.

2. Atendimento online da Anatel

O ‘Anatel Consumidor’, seção do portal da Anatel dedicada para atendimento online, está entre as principais formas de contato com a agência.

Para acessar a página, CLIQUE AQUI.

Faça login em sua conta no site, ou cadastre-se preenchendo os dados obrigatórios (CPF ou CNPJ, dia do nascimento, CEP, e-mail, telefones fixo e/ou celular, senha) e depois clicando em “Registrar”.

Para postar uma reclamação, confira os passos a seguir:

  • Passo 1: Estando cadastrado e já logado na página, clique em “Registrar solicitação”
  • Passo 2: Escolha a empresa sobre a qual você quer reclamar
  • Passo 3: Especifique o assunto, serviço e o tipo de problema enfrentado
  • Passo 4: Clique “Continuar” e digite sua mensagem
  • Passo 5: Preencha as informações pedidas (protocolo da operadora, CPF, nome, cidade e estado) e anexe um arquivo se achar necessário
  • Passo 6: Clique em “Finalizar solicitação” para enviar sua queixa

A operadora deve retornar sua solicitação em até 10 dias. O status da resposta pode ser conferido no próprio Anatel Consumidor, em “Minhas solicitações”.

Se o conflito foi resolvido, clique “Sim” quando for perguntado. Se não, selecione “Reabrir solicitação” (em até 10 dias depois da resposta da empresa) e detalhe sua insatisfação novamente.

3. Atendimento da Anatel por aplicativo

Além do atendimento online comum, você pode também buscar suporte pelo aplicativo da Anatel, disponível tanto para Android como iOS.

Para baixar o app no Google Play, CLIQUE AQUI. Já para baixar pela App Store, CLIQUE AQUI.

Para fazer uma manifestação pelo app, veja os passos a seguir:

  • Passo 1: Logue em sua conta no app, ou faça o cadastro se ainda não tem conta
  • Passo 2: Procure a opção “Registrar solicitação” e clique
  • Passo 3: Selecione uma opção entre reclamação, informação ou sugestão
  • Passo 4: Se a sua intenção é reclamar, preencha os campos
  • Passo 5: Envie sua manifestação, e então é só aguardar pela resposta da equipe da Anatel

4. Atendimento presencial da Anatel

A Anatel coloca à disposição também 27 ‘Salas do Cidadão’ para atendimento presencial, uma por estado (mais o Distrito Federal).

Para saber mais informações sobre as Salas do Cidadão, incluindo endereços, horários e condições de atendimento, CLIQUE AQUI.

5. Central de ajuda (FAQ) da Anatel

É possível que a sua dúvida já tenha sido respondida na central de suporte da Anatel, em formato de perguntas frequentes, ou FAQ.

Para acessar a central, CLIQUE AQUI.

O FAQ da Anatel cobre os seguintes assuntos:

  • Lei de Acesso à Informação
  • Andamento de Processos
  • Participação Social
  • Sobre a Anatel
  • Concurso Público
  • Lei de Proteção de Dados Pessoais
  • Consumidor

Como alternativa, há uma outra página no site do governo com mais perguntas frequentes sobre a Anatel. Para acessar, vá em www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/perguntas-frequentes.

Essa segunda página, por sua vez, responde perguntas sobre:

  • Direitos do Consumidor – RGC
  • Telefonia Móvel
  • Telefonia Fixa
  • Banda Larga
  • TV por Assinatura
  • Questões Diversas
  • Atendimento Via Internet
  • Acessibilidade
  • Celular Legal
  • Prestadoras de Pequeno Porte
  • Reforçadores de Sinal de Celular

Em ambos os casos, clique na categoria que melhor se encaixa na sua questão no momento, e veja se algum mini-artigo é útil.

6. A Anatel possui ouvidoria?

Sim, a Anatel disponibiliza um contato de ouvidoria através do Fala.BR, que é um sistema central de ouvidorias do Poder Executivo Federal. Para acessar o site, CLIQUE AQUI.

As opções disponíveis na ouvidoria são: denúncia, elogio, solicitação, reclamação ou sugestão. Faça sua escolha e siga as orientações para enviar sua manifestação.

É importante lembrar que a ouvidoria da Anatel é um recurso que visa resolver assuntos relacionados à própria Anatel, e não de empresas como Claro, Vivo, etc. Para falar com empresas, use seus respectivos canais oficiais. Você encontra todos eles aqui mesmo no Listagem.

7. Todas as redes sociais da Anatel

É comum nos dias de hoje conseguir alguma conversa com empresas e órgãos públicos através das mídias sociais.

No caso da Anatel, a agência responde ocasionalmente queixas deixadas no espaço de comentários dos perfis sociais, ou mandadas por inbox (DM). Não é tão frequente, mas vale tentar.

Além disso, é claro, as redes sociais servem para manter seus seguidores atualizados sobre qualquer novidade da agência.

As principais redes sociais da Anatel são:

8. Reclame Aqui da Anatel

Embora parte das insatisfações sobre a Anatel esteja concentrada no site Reclame Aqui, a agência opta por não responder nenhuma queixa relatada no portal, assim como faz o Ministério do Trabalho, a Caixa Econômica Federal, o Ministério da Cidadania e outras organizações. Os Correios e o Banco do Brasil são duas das pouquíssimas exceções.

De qualquer forma, as reclamações mais frequentes sobre a Anatel estão relacionadas a problemas com o site ou aplicativo, dificuldades para fazer reclamações, atitudes não tomadas para solucionar conflitos, entre outras.

9. Tabela de contatos da Anatel

O resumo abaixo mostra todos os contatos divulgados oficialmente pela Anatel e listados em nosso artigo. Use-o como um guia de mão.

Atendimento Anatel Contato
Telefone Anatel (SAC) 1331
Telefone 0800 Não possui
WhatsApp Não possui
Atendimento online apps.anatel.gov.br/AnatelConsumidor
Atendimento pelo app Leia o tópico 3
Atendimento presencial CLIQUE AQUI
E-mail Não possui
Chat Não possui
Central de ajuda (FAQ) CLIQUE AQUI ou CLIQUE AQUI
Ouvidoria Anatel CLIQUE AQUI

Ficou alguma dúvida sobre as informações acima? Volte até o início da página e selecione o tópico relacionado para mais explicações.

Um pouco mais sobre a Anatel

A Anatel, cujo nome completo é Agência Nacional de Telecomunicações, foi lançada em 1997 pela Lei Nº 9.472, com o objetivo de fiscalizar serviços de telefonia fixa e móvel no Brasil.

A missão oficial da Anatel, de acordo com o site da agência, é regular o setor de telecomunicações para contribuir com o desenvolvimento do Brasil.

A Anatel busca mediar conflitos entre consumidores e empresas de telecomunicação, incentivar a expansão das redes de comunicação, facilitar acesso de recursos de comunicação para a população, além, é claro, de garantir que a qualidade dos serviços dessas empresas seja aceitável e justa para os consumidores.

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Renato se formou em Publicidade em 2004 pela ESPM, com especialização em Criação, e fez cursos de Cinema e Roteiro no Senac. Desde então, trabalha com ilustração e design, com foco em estilos de desenho mais voltados ao cartoon e aos quadrinhos. Renato também curte bastante escrever e passou a atuar nessa área como freelancer. Fora do trabalho, suas maiores paixões são o cinema, games e uma variedade inumerável de chocolates.

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