O FGTS disponibiliza telefone SAC com número 0800, WhatsApp, ouvidoria e uma central de ajuda com perguntas frequentes, além de perfil em canais como o Reclame Aqui.
Quer saber qual o número do suporte do FGTS? Ou como falar com atendente do FGTS? Ou mesmo como solicitar FGTS pelo WhatsApp? Nosso guia pode te ajudar!
Tópicos listados a seguir:
- Telefone FGTS
- WhatsApp FGTS
- Chat FGTS
- E-mail FGTS
- Como consultar o FGTS
- Central de ajuda FGTS
- Ouvidoria FGTS
- Reclame Aqui FGTS
- Tabela de contatos FGTS
- Conte sua experiência com a empresa
A partir dos tópicos abaixo, confira todos os canais oficiais do FGTS e esclareça quaisquer dúvidas que tiver sobre o serviço.
1. Qual é o telefone do FGTS?
O SAC do FGTS atende em todo o Brasil pelo número 0800-726-0207. O atendimento eletrônico do SAC fica disponível todos os dias, 24 horas por dia. Já o atendimento humano é realizado de segunda a sexta das 8h às 21h, e aos sábados das 10h às 16h.
Para deficientes auditivos ou de fala, ligue em 0800-726-2492, também para todo o Brasil.
O SAC pode ajudá-lo com diversas informações sobre programas e serviços da Caixa. Ouça a gravação com as opções até chegar na tecla do FGTS – normalmente é a 4 – e continue seguindo as instruções para falar com um atendente.
2. O FGTS possui algum contato de WhatsApp?
Sim, há um contato para atendimento por WhatsApp da Caixa, que cobre (entre outros assuntos) o FGTS: +55 0800-104-0104.
Adicione o número acima à sua lista de contatos no zap, mande um “Olá” e aguarde até que sejam carregadas as opções. A do FGTS normalmente é a 8. Escolha “PIS e FGTS” para maiores informações sobre esse assunto.
Assim como no caso do SAC, o atendimento virtual no zap fica à disposição 24 horas por dia. Para atendimento humano, fique ligado no WhatsApp de segunda a sexta das 8h às 21h.
É importante ficar atento para qualquer mensagem recebida de contatos que não sejam o oficial da Caixa. Bloqueie o contato e denuncie aos canais oficiais.
3. E chat, há algum contato no FGTS?
Não, também não há atendimento via chat online para o FGTS. Para falar com alguém responsável pelo fundo, veja outros canais neste artigo.
4. O FGTS possui algum e-mail para contato?
Não, não há nenhum e-mail para contato dedicado ao FGTS.
Se você receber algum e-mail de alguém se passando pelo fundo, não compartilhe dados pessoais, bloqueie o contato imediatamente e o denuncie ao SAC oficial do FGTS.
5. Veja como consultar o FGTS pelo app ou site
É possível consultar seu saldo ou extrato do FGTS tanto pelo app do fundo como pelo site.
Pelo site:
- Passo 1: Em primeiro lugar, CLIQUE AQUI
- Passo 2: Insira o seu CPF/PIS/NIS, digite a sua senha, resolva o CAPTCHA e clique em “Avançar”. Se você não tiver conta, clique em “Cadastrar/Esqueci senha” e siga as instruções
- Passo 3: No portal FGTS após fazer login, clique em FGTS e em seguida em “Extrato completo”
- Passo 4: Consulte o seu saldo como preferir
Pelo aplicativo:
- Passo 1: Em primeiro lugar, baixe o app para iOS ou Android
- Passo 2: No app, clique em “Entrar no aplicativo” e, em seguida, “Continuar”
- Passo 3: Insira seu CPF, resolva o CAPTCHA e clique em “Próximo”
- Passo 4: Digite sua senha e clique “Entrar”
- Passo 5: Após fazer o login, procure a opção “Saldo total do FGTS” e clique nela
- Passo 6: Consulte o seu saldo
6. Central de ajuda (FAQ) do FGTS
No site da Caixa, você encontra uma central de suporte com perguntas feitas com frequência sobre o FGTS. Para acessar, CLIQUE AQUI.
Os assuntos que o FAQ do FGTS cobre incluem:
- Como são definidos o valor e o índice da distribuição a ser creditada
- Benefícios para o titular da conta vinculada
- Término de contrato
- Demissão sem justa causa
- Quando deve ser feito o depósito
- Quem faz o depósito
- Valor do depósito
- Como acompanhar se os depósitos estão sendo feitos
- Quem pode sacar o depósito
- As contas possuem algum rendimento?
- Documentação necessária para realizar o saque
- Como recolher o FGTS
- Documentos disponíveis para download
- Aplicativos
Veja se alguma das categorias se encaixa na sua necessidade no momento e clique nela.
7. O FGTS possui ouvidoria?
Sim, o FGTS coloca à disposição um contato de ouvidoria que atende em todo o Brasil, de segunda a sexta das 9h às 18h. Ligue para 0800-725-7474.
Há também um número dedicado para deficientes auditivos ou de fala: 0800-726-2492; o mesmo número do SAC geral.
Certifique-se, antes de entrar em contato com a ouvidoria, de que você já passou pelo atendimento do SAC, que já tenha passado o prazo pedido pela equipe para tentar solucionar seu problema, e tenha em mãos o protocolo desse atendimento anterior.
A ouvidoria tem como objetivo mediar, de forma imparcial, uma última tentativa de conversa após terem sido esgotados os canais comuns de uma organização. Se nem a ouvidoria conseguir solucionar a sua questão, procure a justiça.
8. Reclame Aqui do FGTS
Assim como acontece com outros órgãos públicos como o atendimento do Bolsa Família e o atendimento do INSS, o FGTS opta por não responder manifestações através de seu perfil no Reclame Aqui, e sim somente por canais oficiais da instituição.
São mais de 149 mil reclamações sobre a Caixa e o FGTS no perfil do Reclame Aqui, e nenhuma é respondida pela empresa.
Podemos, ao menos, ter uma ideia do tipo de queixa que as pessoas costumam registrar sobre a Caixa e o FGTS, que incluem: cobrança indevida, demora na execução, mau atendimento, qualidade do serviço, e outras em categorias gerais como bancos.
De qualquer forma, se você quiser acessar o perfil da Caixa no Reclame Aqui (clique aqui). Faça login na sua conta no site de queixas e siga os passos na tela (clique em “Reclamar”) para registrar uma reclamação.
É praticamente impossível que a Caixa responda à sua queixa, mas ao menos ela fica registrada para que outros cidadãos vejam. E se acontecer de a Caixa responder e a resposta não for satisfatória, ainda é possível deixar uma réplica na mesma reclamação, ou criar nova queixa seguindo os mesmos passos.
9. Tabela de contatos do FGTS
A tabela abaixo mostra todos os canais oficiais do FGTS divulgados ao público e listados em nosso artigo. Use-a como um mini guia.
Atendimento FGTS | Contato |
---|---|
Telefone FGTS (SAC) | 0800-726-0207 0800-726-2492 (deficientes auditivos/fala) |
+55 0800-104-0104 | |
Chat | Não possui |
Não possui | |
Central de ajuda (FAQ) | CLIQUE AQUI |
Ouvidoria | 0800-725-7474 |
Caso você tenha alguma dúvida sobre as informações acima, volte até o índice do artigo e escolha o tópico relacionado para mais detalhes.
Mais informações sobre o FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, é um fundo cujo objetivo é proteger o empregado demitido sem justa causa. A empresa deve fazer o depósito do FGTS todo mês, e tem valor de 8% do salário do trabalhador.
Se o empregador fizer o depósito depois do dia 7 do mês seguinte, serão cobrados juros e correção monetária.
Quais trabalhadores têm direito ao FGTS?
Os trabalhadores que podem sacar o FGTS são:
- Trabalhadores CLT
- Trabalhadores rurais
- Trabalhadores intermitentes temporários
- Trabalhadores avulsos
- Atletas e profissionais esportivos
- Empregados domésticos
- Safreiros
Quando posso sacar o FGTS?
As condições que permitem ao trabalhador sacar o FGTS incluem:
- Demissão sem justa causa
- Término de contrato por prazo indeterminado
- Rescisão por falência
- Falecimento do empregador ou nulidade do contrato
- Rescisão do contrato por culpa recíproca ou por força maior
- Aposentadoria
Para mais condições, CLIQUE AQUI.
Outras listas relacionadas: