Lista de contatos Bolsa Família: TELEFONE, NÚMERO, ETC

Todos os contatos do programa de auxílio!

O Bolsa Família, agora Auxílio Brasil, possui telefone SAC incluindo número 0800, formulário de contato (Fale Conosco), ouvidoria e página com perguntas frequentes (FAQ), além de perfil em canais externos como Reclame Aqui e redes sociais.

Quer saber como falar com atendente no 121? Ou qual o número do ZAP do Auxílio Brasil? Nosso guia pode te ajudar.

Tópicos listados a seguir:

  1. Telefone Bolsa Família
  2. WhatsApp Bolsa Família
  3. Formulário Fale Conosco Bolsa Família
  4. App Bolsa Família
  5. Central de ajuda Bolsa Família
  6. Ouvidoria Bolsa Família
  7. Reclame Aqui Bolsa Família
  8. Tabela de contatos Bolsa Família
  9. Conte sua experiência com a empresa

Confira, a partir dos tópicos listados abaixo, as melhores maneiras de contato com o Bolsa Família e tire todas as suas dúvidas sobre o programa.

1. Qual é o telefone do Bolsa Família?

O telefone SAC geral do Bolsa Família é o 121. O número atende de segunda a sexta das 7h às 19h, e sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Na realidade, o contato acima é do Ministério da Cidadania, mas ele atende questões relacionadas ao Bolsa Família.

No SAC 121 você pode tirar dúvidas sobre assuntos como benefício de preservação de emprego e da renda Ben, sobre abono salarial, FGTS, INSS, Cartão Social. Para o Bolsa Família especificamente, tecle 3.

1.2. E telefone 0800, o Bolsa Família oferece?

Sim, há um número 0800 disponível no Bolsa Família: ligue em 0800-726-0207. O telefone atende 24 horas por dia e em todos os dias da semana através da assistência eletrônica. Já para atendimento humano, ligue para o 0800 de segunda a sexta das 8h às 21h, ou aos sábados das 10h às 16h.

No telefone 0800 você pode obter informações como o dia de receber o benefício (tecle 2), sobre o Cartão Bolsa Família e senha (tecle 3), se você foi incluído no Bolsa Família (tecle 4), para informações sobre o benefício (tecle 5), informações sobre cadastramento e acesso ao App Bolsa Família (6) e informações sobre outros programas sociais (7).

Escolha a opção que melhor se encaixa em sua dúvida e continue seguindo as instruções até falar com um atendente humano.

2. O Bolsa Família possui algum contato WhatsApp?

Não, o Bolsa Família não realiza qualquer tipo de atendimento por WhatsApp. No entanto, é possível se informar sobre o programa pelo WhatsApp da Caixa, +55 0800-104-0104. Esse número de zap da Caixa pode ajudar com informações sobre uso do app e acesso.

Fique atento para qualquer mensagem que você receber de algum número se passando pelo Bolsa Família. Não passe informações pessoais e denuncie o contato aos canais oficiais.

2.1. O Bolsa Família oferece alguma opção de chat online?

Não, até o momento o programa não trabalha com atendimento via chat ao vivo.

3. Formulário de contato (Fale Conosco) do Bolsa Família

Se você preferir, pode falar com o Bolsa Família através do formulário de contato, ou Fale Conosco, localizado no site do programa. Para acessar, CLIQUE AQUI.

Escolha se o seu objetivo é esclarecer alguma dúvida ou se quer orientações, ou então selecione o assunto Bolsa Família na opção de solicitação.

Então, preencha os dados solicitados no formulário, resolva o CAPTCHA (“Não sou um robô”) e por fim envie sua solicitação. Aí é só aguardar o retorno da equipe do auxílio social.

Atenção: O link pode não estar ativo. Caso não esteja funcionando, veja outros meios de atendimento do Bolsa Família disponíveis aqui mesmo neste artigo, como o telefone SAC ou o aplicativo.

4. Aplicativo do Bolsa Família

O aplicativo do Bolsa Família, disponível tanto para Android como iOS/iPhone, é uma forma prática de conseguir informações sobre o programa. Siga os passos abaixo para se baixar e para se cadastrar no app.

Passos para acessar e se cadastrar no App Bolsa Família:

  • Passo 1: Para baixar para Android/pelo Google Play, CLIQUE AQUI. Ou por iOS/pela App Store, CLIQUE AQUI.
  • Passo 2: Após baixar o aplicativo, abra-o e clique em Acessar/Consultar
  • Passo 3: Clique em “Cadastre-se” se você não tem conta
  • Passo 4: Preencha os dados solicitados para registrar seu cadastro, resolva o CAPTCHA
  • Passo 5: No seu e-mail, veja as orientações recebidas do endereço [email protected] e siga-as para confirmar seu cadastro
  • Passo 6: Abra o app de novo e faça login

Aí é só fazer uso dos recursos disponíveis no app como consultas, calendário, benefícios, etc.

Importante: os links podem não estar mais funcionando, embora sejam os mesmos divulgados no site oficial do Bolsa Família. Se eles não funcionarem, tente outra forma de suporte disponível, como o telefone SAC.

5. Central de ajuda (FAQ) do Bolsa Família

O Bolsa Família colocava à disposição uma central FAQ que reunia as perguntas consideradas mais frequentes sobre o serviço, mas ele parece ter sido desligado.

De qualquer forma, é possível ver algumas perguntas frequentes na própria home do site oficial do serviço. Para acessar, CLIQUE AQUI.

Na página, desça até as perguntas, que incluem:

  • O que é o Auxílio Brasil?
  • Quais os objetivos do programa?
  • Quem tem direito?
  • Como receber?

Desça até a pergunta que se encaixa melhor na sua questão no momento e veja se as informações ali são úteis.

Mais abaixo, na mesma tela, há o título “Saiba mais sobre o Auxílio Brasil”, que reúne outras dúvidas frequentes sobre o serviço.

Você ainda pode clicar em “Veja outras dúvidas” para ser redirecionado para o FAQ do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

6. O Bolsa Família possui ouvidoria?

Sim, há um número de contato de ouvidoria no Bolsa Família: 121. O atendimento pelo 121 é feito de segunda a sexta das 7h às 19h.

Mais especificamente, o contato acima é da ouvidoria do Ministério da Cidadania, mas trata sobre assuntos relacionados ao Bolsa Família também.

Certifique-se, antes de contatar a ouvidoria, de que você já foi atendido pelo SAC e tenha números de protocolos anteriores anotados. Além disso, aguarde o prazo solicitado pelo canal para solucionar o seu problema.

A ouvidoria é geralmente acionada pelo consumidor/cidadão quando já foram esgotadas todas as possibilidades convencionais de contato como telefone 0800, e-mail, etc., antes que sejam tomadas medidas judiciais.

7. Reclame Aqui do Bolsa Família

Assim como acontece com o suporte do INSS, o suporte do FGTS e a central da Caixa Econômica, a melhor forma oferecida pelo Bolsa Família para resolver conflitos com o cidadão é através de canais próprios, como o telefone SAC.

De qualquer forma, o perfil do Ministério da Cidadania no Reclame Aqui costuma responder reclamações sobre o Bolsa Família, embora não consiga bons índices na plataforma de queixas. São 1,6 mil reclamações, quase todas respondidas, e uma nota de 4.9/10 na média, ainda com apenas 40% no índice de solução e 36.3% de cidadãos satisfeitos com o atendimento prestado.

Entre as reclamações frequentes estão mau atendimento, demora na execução e dificuldade de cadastro.

Para acessar o perfil do Ministério da Cidadania no Reclame Aqui (clique aqui). Logue em sua conta no site, clique em “Reclamar” e siga as instruções na tela para registrar uma queixa.

Se a resposta do órgão não estiver dentro das suas expectativas, é possível ainda fazer uma réplica na mesma queixa, ou criar uma nova reclamação seguindo os mesmos passos.

8. Tabela de contatos do Bolsa Família

A tabela abaixo resume os principais contatos de atendimento do Bolsa Família listados aqui neste artigo. Use-a como um guia rápido.

Atendimento Bolsa Família Contato
Telefone Bolsa Família (SAC) 121
Telefone 0800 0800-726-0207
WhatsApp Não possui
Chat Não possui
Fale Conosco Leia o tópico 3
Aplicativo Leia o tópico 4
E-mail Não possui
Central de ajuda (FAQ) CLIQUE AQUI; desça a tela
Ouvidoria 121

Caso você tenha ficado com dúvidas sobre as informações citadas acima, volte até o topo do artigo e clique no tópico relacionado para mais detalhes.

Saiba um pouco mais sobre o Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de auxílio de renda que atende mais de 14 milhões de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza por todo o Brasil.

Quem pode participar do Bolsa Família?

Podem participar do Bolsa Família famílias consideradas como em situação de pobreza ou extrema pobreza. Famílias em situação de pobreza extrema possuem renda mensal de até R$89,00 por pessoa. Já famílias em situação de pobreza possuem renda mensal entre R$89,00 e R$178,00 por pessoa.

As famílias pobres podem participar do programa desde que tenham entre seus membros crianças, adolescentes até 17 anos ou gestantes.

Auxílio Brasil

Desde 2021, o governo mudou o Bolsa Família para o programa Auxílio Brasil. Os benefícios agora oferecidos são:

  • Benefício Primeira Infância: Para famílias com crianças entre 0-36 meses incompletos, pago por integrante dessa categoria
  • Benefício Composição Familiar: Para famílias com gestantes ou pessoas com de 3 a 21 anos incompletos, pago por integrante dessa categoria
  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza: Pago se a renda mensal da família estiver em extrema pobreza após analisadas as situações anteriores
  • Auxílio Esporte Escolar: Para estudantes entre 12 a 17 anos incompletos que se destacarem nos Jogos Escolares Brasileiros e sejam beneficiários do programa já
  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior: Para estudantes com boa performance em competições acadêmicas/científicas que já façam parte do programa
  • Auxílio Criança Cidadã: Para o responsável com criança entre 0-48 meses incompletos que é capaz de conseguir renda, mas não encontra vaga em creches públicas ou privadas/conveniadas
  • Auxílio Inclusão Produtiva Rural: Agricultores familiares inscritos no Cadastro Único
  • Auxílio Inclusão Produtiva Urbana: Para quem está na folha de pagamento do Auxílio Brasil e consegue comprovar vínculo de emprego formal
  • Benefício Compensatório de Transição: Para famílias que estavam na folha do Bolsa Família e perderam parte do valor recebido com a mudança para o Auxílio Brasil

Outras listas relacionadas:

Renato Penov
Renato se formou em Publicidade em 2004 pela ESPM, com especialização em Criação, e fez cursos de Cinema e Roteiro no Senac. Desde então, trabalha com ilustração e design, com foco em estilos de desenho mais voltados ao cartoon e aos quadrinhos. Renato também curte bastante escrever e passou a atuar nessa área como freelancer. Fora do trabalho, suas maiores paixões são o cinema, games e uma variedade inumerável de chocolates.

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