Lista de contatos Enel: TELEFONE, OUVIDORIA, ETC

Todos os contatos da empresa de energia para cada estado onde ela atua!

A Enel oferece telefone SAC regional para São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, todos 0800, além de contato WhatsApp, ouvidoria e central FAQ com perguntas frequentes, além de perfil oficial em portais externos como Reclame Aqui e redes sociais.
Quer saber como resolver problemas com a Enel? Ou onde posso reclamar da Enel? Este guia pode te ajudar.

Tópicos listados a seguir:

  1. Telefones Enel
  2. Números Enel para deficientes auditivos ou de fala
  3. WhatsApp Enel
  4. E-mail Enel
  5. SMS Enel
  6. Central de ajuda Enel
  7. Ouvidoria Enel
  8. Canais sociais Enel
  9. Reclame Aqui Enel
  10. Tabela de contatos Enel
  11. Conte sua experiência com a Enel

Veja a seguir como falar com a Enel nos diversos canais divulgados pela empresa para os diferentes estados em que ela atua.

1. Qual é o telefone da Enel?

O telefone da Enel é 0800-727-2120. Ele é exclusivo para pessoas que residem no estado de São Paulo.

Se precisar relatar alguma emergência, ligue no número 0800-727-2196. Caso esteja fora da área de concessão, disque no número (11) 2185-2734.

1.1. Telefone Enel Rio de Janeiro

A Enel também oferece um contato telefônico exclusivo para o Rio de Janeiro. Para falar na central de atendimento do RJ, ligue no número 0800-280-0120.

1.2. Telefone Enel Ceará

Se precisar falar com a Enel do Ceará, ligue no contato 0800-285-0196.

1.3. Telefone da Enel do estado do Goiás

Ligações para a Enel do Goiás devem ser realizadas no número 0800-062-0196.

2. Números de telefone da Enel para deficientes auditivos ou de fala

A Enel também disponibiliza números de telefone exclusivos para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva ou de fala. Cada estado em que a empresa atua conta com o próprio contato.

Todos os contatos estão disponíveis a qualquer hora e dia da semana.

3. Número de WhatsApp da Enel

O número do WhatsApp da Enel é +55 (21) 99601-9608. Diferentemente do SAC telefônico, que muda de acordo com cada estado, o contato no aplicativo é geral, funcionando em todo o Brasil.

Adicione o número +55 (21) 99601-9608 aos contatos do seu celular para ter acesso ao aplicativo, ou simplesmente CLIQUE AQUI.

Mande um “Oi” no chat e espere o carregamento das opções que são passadas pela Elena. Semelhante ao WhatsApp Caixa e alguns outros grandes negócios, o aplicativo da empresa de energia ele só presta atendimento através da assistente virtual.

No WhatsApp Enel você conseguirá emitir segunda via da sua conta, registrar falta de luz, ver se tem algum débito, etc.

4. Qual é o contato de e-mail da Enel?

O contato de e-mail da Enel é [email protected]. Ele não é voltado ao atendimento das clientes, e sim ao envio da conta de luz por parte da empresa.

Se quiser receber sua conta pelo e-mail, vá até o site ou app da Enel e cadastre-se no serviço.

5. Como enviar SMS para a Enel

A Enel disponibiliza alguns números de SMS que passam informações rápidas aos clientes. Há um número específico e exclusivo para cada um dos três dos quatro estados em que a empresa atua.

5.1. SMS Enel para o estado de São Paulo

Se quiser solicitar a segunda via da sua conta: envie a palavra CONTA e o número da sua instalação para o número 27373

Se precisar informar falta de luz: envie para o número 27373 a palavra LUZ junto do número da sua instalação

Se precisar religar a luz cortada: envie para o número 27373 a palavra RELIGACAO e o número da sua instalação

5.2. SMS Enel para o estado do Rio de Janeiro

Se precisar da segunda via da sua conta: envie a palavra CONTA junto do número da sua instalação para o número 27389

Se precisar informar falta de luz: envie FALTADELUZ junto do número de sua instalação para o número 27389

Se precisar consultar algum débito: mande no número 27389 a palavra DEBITOS e o seu número de cliente

Se precisar que religuem sua energia: envie RELIGA mais o seu número de cliente para o número 27389

5.3. SMS Enel para o estado do Ceará

Se precisar informar falta de luz: envie FALTADELUZ junto do seu número de cliente para o número 26816

Se precisar solicitar religação da sua luz: envie a palavra RELIGA junto do seu número de cliente para o número 26816

Se precisar da segunda via da sua conta: envie para o número 26816 a palavra CONTA junto do seu número de cliente

Se precisar consultar débitos: mande para o número 26816 a palavra DEBITOS e também o seu número de cliente

Lembre-se de dar espaço entre as palavras de números na hora de enviar seu SMS.

6. Central de ajuda (FAQ) da Enel

A Enel passou a disponibilizar ainda uma central de suporte FAQ com as perguntas consideradas mais frequentes de seus clientes.

Para acessar o FAQ geral da Enel (redirecionado do setor do site dedicado ao estado do Rio de Janeiro), CLIQUE AQUI.

Já para acessar o FAQ exclusivo para o estado de São Paulo, CLIQUE AQUI.

Para acessar o FAQ para o Ceará, CLIQUE AQUI.

As categorias que o FAQ da Enel cobre são as seguintes:

  • Conta de energia
  • Energia
  • Serviços
  • Atendimento

Desça a tela até o assunto mais próximo da sua necessidade no momento, e veja se alguma das perguntas frequentes é útil para resolver o seu problema.

Caso contrário, volte até o topo desta página e confira outras formas de atendimento da Enel aqui mesmo neste artigo do Listagem.

Atenção: as páginas FAQ são regionais, e existe a possibilidade de o site automaticamente redirecionar você para a sua região, ou para a região escolhida ao acessar o site pela última vez. Caso você tenha problemas para acessar o FAQ, tente um browser diferente ou tente pelo celular, e escolha a região do seu interesse pelo site (www.enel.com.br) antes de acessar o FAQ.

7. Ouvidoria da Enel

Se você não conseguir um atendimento satisfatório em nenhum dos canais de atendimento da Enel, acione a ouvidoria, que é o canal responsável por tentar solucionar situações que o SAC não conseguiu.

Ela atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e tem o prazo de até 10 dias úteis para retornar as demandas registradas.

Os contatos da Ouvidoria Enel mudam de acordo com cada estado:

Além dos telefones, a empresa também disponibiliza um canal de ouvidoria online voltado aos estados do Rio de Janeiro, Goiás e Ceará. Se quiser acessá-lo, CLIQUE AQUI. Já para mandar sua solicitação, preencha os campos com as informações solicitadas e clique em “Enviar”.

Antes de acionar a ouvidoria, lembre-se de falar com a central e de anotar os números do protocolo de atendimento, pois eles serão solicitados para que os ouvidores analisem sua questão.

8. Todas as redes sociais da Enel

A Enel também utiliza as redes sociais como mais uma forma de ajudar os clientes, pois em alguns perfis eles respondem perguntas ou reclamações através dos comentários ou enviadas por inbox, enquanto no Telegram eles passam informações através da assistente Elena.

E claro, as postagens da empresa de energia são uma ótima fonte para se manter informado sobre as novidades relacionadas a conta de luz e outras.

Os principais canais sociais da Enel são os seguintes:

8.1. Aplicativos da Enel

A Enel também disponibiliza aplicativos que permitem aos clientes acessarem diversas informações relacionadas a conta e demais serviços. Para encontrar esses apps, vá até a loja Google Play, caso use Android; ou na App Store, se seu aparelho for iOS, e digite “Enel + seu estado”. Depois de baixar o aplicativo, basta acessá-lo e seguir os passos da empresa.

9. Reclame Aqui da Enel

O portal de queixas Reclame Aqui reúne centenas de milhares de reclamações sobre a Enel, em perfis dedicados para cada estado onde a empresa atua.

O perfil da Enel no Reclame Aqui dedicado para o estado de São Paulo é o que acumula a maior quantidade de queixas, aproximadamente 132 mil, e a Enel responde quase todas, apesar de o índice de solução de problemas ficar em torno de 60% e a nota geral da empresa em 6.0/10, que não são ótimos números.

Já os perfis dedicados aos estados do Rio de Janeiro e Ceará conseguem estatísticas interessantes, atingindo nota geral de 7.0/10 e 7.7/10 e índice de solução de 73% e próximo aos 80%, respectivamente.

Muitas das queixas recorrentes são sobre cobrança indevida, demora na execução, mau atendimento, e outras em categorias mais abrangentes. Os assuntos e reclamações de modo geral são similares aos enfrentados pelo SAC CPFL Energia, SAC Coelba, pelo SAC da Neoenergia Elektro e outras empresas do segmento de energia.

Para acessar o perfil da Enel no Reclame Aqui, visite o site da plataforma de queixas (clicando aqui) e digite Enel + o seu estado. Então, clique no perfil dedicado a ele. Logue em sua conta no site de reclamações, clique em “Reclamar” e siga os passos mostrados na tela para registrar uma reclamação.

Se a resposta da Enel não estiver dentro das suas expectativas, você ainda tem a possibilidade de fazer uma réplica nessa mesma queixa, ou então criar uma nova reclamação seguindo os mesmos passos anteriores.

10. Resumo dos contatos da Enel

A tabela abaixo mostra os principais contatos da Enel voltados a quem deseja falar com a central de atendimento ou então obter informações rápidas.

Atendimento Enel São Paulo Contato
Telefone Enel (SAC) 0800-727-2120
Número para ligações de emergência 0800-727-2196
Contato de emergência para locais fora da área de concessão (11) 2195-2734
Contato para deficientes auditivos ou de fala 0800-772-8626
WhatsApp +55 (21) 99601-9608
SMS 27373
E-mail de atendimento Não possui
Chat Não possui
Ouvidoria 0800-727-3110
Atendimento Enel Rio de Janeiro
Número Enel Rio de Janeiro 0800-280-0120
Contato para deficientes auditivos ou de fala 0800-282-1887
WhatsApp +55 (21) 99601-9608
SMS 27389
E-mail de atendimento Não possui
Chat Não possui
Ouvidoria online CLIQUE AQUI
Ouvidoria 0800-001-2000
Atendimento Enel Goiás
SAC Enel Goiás 0800-062-0196
Telefone para deficientes auditivos ou de fala 0800-282-1887
WhatsApp +55 (21) 99601-9608
E-mail de atendimento Não possui
Chat Não possui
Ouvidoria online CLIQUE AQUI
Ouvidoria 0800-062-1500
Atendimento Enel Ceará
SAC geral da Enel Ceará 0800-285-0196
Telefone para deficientes auditivos ou de fala 0800-282-1887
WhatsApp +55 (21) 99601-9608
SMS 26816
E-mail de atendimento Não possui
Chat Não possui
Ouvidoria online CLIQUE AQUI
Ouvidoria 0800-280-4100

Se ficou com dúvidas sobre as informações acima, volte até o topo do artigo e selecione o tópico relacionado para obter mais detalhes.

Leia mais sobre a Enel

A Enel é uma empresa italiana com sede em Roma, fundada em 1962, que atua na geração e distribuição de energia elétrica e também na distribuição de gás natural.

A Enel Brasil é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro. Após a aquisição da Enel Distribuição São Paulo (antiga Eletropaulo), em 2018, a empresa se tornou o maior grupo em distribuição de energia do país, com 17 milhões de clientes atendidos no Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo.

Uma curiosidade é que a palavra Enel é um acrónimo de “Ente nazionale per l’energia elettrica”.

Outras listas relacionadas:

Tales Almeida
Redator, desde 2017 trabalha com produção e gestão de conteúdos online. Sempre curioso em aprender novos assuntos se dedica a intensas pesquisas sobre todas as pautas para passar as melhores informações.

1 Relato

  1. Infelizmente não estou gostando do trabalho do pessoal da Enel , pois vieram colocar o porte de energia
    no local errado, reclamei más simplesmente me falaram que poderia mudar com um tempo.
    Eles decidiram onde deveria ficar .

Relate sua experiência

Por favor, digite seu relato
Por favor, digite seu nome aqui