A Latam, antiga TAM, disponibiliza aos seus clientes uma variedade de contatos de atendimento como telefone 0800, telefone para serviços específicos como Cargo e Travel, uma central de suporte em formato de dúvidas frequentes (FAQ), entre outros.
Se você precisa falar com a Latam para solucionar algum assunto, ou mesmo se tiver curiosidade sobre os serviços prestados pela empresa e como ela atende ao consumidor, use este artigo como guia.
Tópicos listados a seguir:
- Telefone Latam
- Telefones Latam Cargo, Travel e TAM Aviação Executiva
- WhatsApp Latam
- Central de vendas Latam
- E-mail e formulário Latam
- Central de ajuda Latam
- Ouvidoria Latam
- Canais sociais Latam
- Reclame Aqui Latam
- Tabela de contatos Latam
- Conte sua experiência com a empresa
A partir dos tópicos abaixo, descubra todos os canais de atendimento da Latam e esclareça as suas dúvidas com a empresa!
1. Qual é o telefone da Latam?
O SAC Latam atende no número 0800-012-3200, que fica à disposição todos os dias da semana, 24 horas por dia.
Se você estiver fora do Brasil, ligue para +55 (11) 2820-4816.
Já para deficientes auditivos ou de fala, o número exclusivo para contato é 0800-055-5500.
O SAC pode ajudar a esclarecer dúvidas, obter informações sobre serviços, mandar o seu feedback e sugestões, entre outros.
2. Outros telefones da Latam: Cargo, Travel e TAM Aviação Executiva
Outros serviços da Latam têm seus próprios telefones para contato. Confira o número e ligue para esclarecer quaisquer dúvidas, mandar sugestões, obter informações, etc.
- Latam Cargo: 0300-115-9999
- Latam Travel: 0300-777-2000
- TAM Aviação Executiva: (11) 5582-8711
3. A Latam atende por WhatsApp?
A Latam agora faz seu atendimento ao cliente também pelo WhatsApp. Adicione o número +56 96825-0850 à sua lista de contatos no zap, ou então CLIQUE AQUI. Mande um “Olá” para iniciar o atendimento, que é feito por assistência virtual. O assistente pode ajudá-lo com respostas geradas automaticamente. Lembre-se de usar palavras-chave para facilitar o diálogo.
Fique atento para quaisquer mensagens que você receber pelo WhatsApp de algum número não-oficial da Latam. Caso aconteça, não passe informações pessoais, bloqueie o contato imediatamente e o denuncie ao SAC.
4. Central de vendas da Latam
A Latam oferece também um canal de televendas, se você preferir comprar suas passagens através do telefone.
Ligue para 0300-570-5700 de qualquer lugar do Brasil, ou 4002-5700, somente para capitais. Caso você esteja fora do país, use o número +55 (11) 4002-5700.
O atendimento no televendas é feito todos os dias, 24 horas por dia.
5. Formulário e e-mail da Latam
Prefere atendimento 100% digital? A Latam também atende via e-mail, com duas opções distintas: formulário de contato ou através do campo “Criar caso”.
Para criar um caso por e-mail, CLIQUE AQUI e siga os passos abaixo.
- Passo 1: Insira o número da sua compra ou código de reserva
- Passo 2: Insira a data do voo
- Passo 3: Clique em “Seguinte”, mesmo se não tiver as informações pedidas acima
- Passo 4: Escolha a categoria que requer ajuda e clique “Seguinte”
- Passo 5: Digite a sua mensagem, explicando o seu problema em detalhes, e clique “Seguinte”
- Passo 6: Preencha os campos do formulário
- Passo 7: Mande sua mensagem
Aí é só aguardar a resposta da empresa no seu e-mail.
Já para conversar com a Latam pelo formulário, CLIQUE AQUI.
Preencha as informações obrigatórias e clique em “Enviar”. Então, aguarde a resposta da Latam por e-mail.
6. Central de ajuda (FAQ) da Latam
Talvez uma conversa direta com a empresa nem seja necessária, caso a resposta para a sua dúvida esteja entre uma das dezenas de mini-artigos disponíveis na central de suporte do site, em formato de perguntas frequentes, ou FAQ.
Para acessar a central, CLIQUE AQUI.
A central de suporte cobre assuntos como:
- Informações sobre a Covid-19
- Bagagem
- Compras e Latam Wallet
- Conta e senha
- Documentos para viajar e certificados
- Latam Pass
- Necessidades especiais
- Problemas com voo
- Remarcação e reembolso
- Viagens com animal de estimação
Clique na categoria que se encaixa melhor na sua necessidade, e veja se alguma resposta é útil.
É possível também digitar sua questão no campo “Como podemos ajudar você hoje?”, próximo ao topo da página.
7. A Latam possui ouvidoria?
Não, infelizmente não há nenhum contato de ouvidoria na Latam. Qualquer comunicação entre o cliente e a empresa é feita através dos canais tradicionais divulgados neste artigo.
A ouvidoria, para quem não conhece, é um recurso acionado pelo cliente quando já esgotadas todas as outras possibilidades de contato convencional com a empresa, como telefone, formulário, etc., antes de decidir entrar com medidas legais.
Se você se sentir lesado mesmo após o atendimento do SAC ou outros canais da empresa, recomenda-se buscar auxílio de algum órgão de defesa do consumidor, como o Procon.
8. Todas as redes sociais da Latam
Nos dias de hoje, um método mais ágil e menos formal de contato com a empresa pode ser através das mídias sociais. A Latam possui perfil oficial em alguns dos grandes portais da categoria.
Apesar de não serem consideradas pela empresa como canais de atendimento ao consumidor, as redes sociais podem eventualmente responder alguma queixa ou redirecioná-lo ao setor adequado. E claro, redes sociais são uma boa fonte de informações para se manter atualizado sobre quaisquer novidades da empresa.
As principais redes sociais da Latam são:
9. Reclame Aqui da Latam
Boa parte das insatisfações sobre a Latam documentadas na internet concentra-se no site Reclame Aqui, onde a empresa procura responder a todas as queixas dentro de uma semana.
A reputação da Latam no Reclame Aqui pode ser considerada boa, com nota média geral de 7.1/10 e chegando em quase 72% no índice de solução de problemas. Considerando o volume de reclamações (aprox. 100 mil no total), não são índices ruins.
Por fim, cerca de 65% dos consumidores afirmam voltar a negociar com a Latam depois do atendimento no Reclame Aqui.
Se for comparado ao atendimento da Decolar, ao atendimento do Booking e ao atendimento da CVC, a Latam possui desempenho superior. Já o Hotel Urbano, 123 Milhas e HotMilhas fazem bom atendimento no RA.
Entre as reclamações mais frequentes sobre a Latam destacam-se: mau atendimento, dificuldades com estorno de valor, dificuldades para remarcar ou cancelar um voo, resgate de pontos no programa Latam Pass, dificuldades para falar com o SAC, falta de qualidade em serviços, cobranças abusivas, problemas com bagagens, entre outras.
Acesse o perfil oficial da Latam no Reclame Aqui (clique aqui), logue em sua conta no site e siga as orientações na página para criar uma reclamação.
Não gostou da resposta da Latam? Você pode criar uma réplica (na mesma reclamação), ou então elaborar uma nova queixa seguindo os mesmos passos.
10. Tabela de contatos da Latam
O resumo abaixo contém todos os contatos de atendimento divulgados publicamente pela Latam e citados em nosso artigo.
Atendimento Latam | Contato |
---|---|
Telefone Latam (SAC) | 0800-012-3200 +55 (11) 2820-4816 (ligações do exterior) 0800-055-5500 (deficientes auditivos/fala) |
Central de vendas | 0300-570-5700 (todo o Brasil) 4002-5700 (capitais) +55 (11) 4002-5700 (ligações do exterior) |
Telefone Latam Cargo | 0300-115-9999 |
Telefone Latam Travel | 0300-777-2000 |
Telefone Aviação Executiva | (11) 5582-8711 |
CLIQUE AQUI | |
Formulário de contato | CLIQUE AQUI |
Central de ajuda (FAQ) | CLIQUE AQUI |
Não possui | |
Ouvidoria | Não possui |
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre as informações listadas acima, vá até o topo da página e clique no tópico relacionado para maiores explicações.
Um pouco mais sobre a Latam
Em 2010, a antiga TAM e a LAN uniram-se para formar a Latam Airlines, maior companhia aérea do Brasil, que também atua em países como Argentina, Equador, Peru, Colômbia e Paraguai.
Com presença nos maiores aeroportos, uma frota própria com dezenas de aeronaves e herdando a história de uma das principais companhias aéreas do país, a Latam destaca-se entre suas concorrentes e também costuma se mostrar disponível para serviço de atendimento, embora o contato nem sempre seja tão simples.
Sobre a Latam Pass
O programa de fidelidade Latam Pass oferece ao cliente, através do acúmulo de milhas, benefícios variados como resgate de passagens, produtos e serviços.
Para mais informações, acesse latampass.latam.com/pt_br/.
E a Latam Wallet, como funciona?
Reembolsos de passagens, compras de assentos e bagagens vão para a Latam Wallet, uma espécie de carteira virtual da Latam, que pode ser usada para pagar voos, assentos, taxas, etc.
Vale lembrar que a Latam Wallet também pode ser carregada sem a necessidade de um reembolso anterior.
Quer saber mais sobre a Latam Wallet? CLIQUE AQUI.
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